Geração W
por Daniel Portillo Serrano
22/12/2010

A Geração W não pode ser considerada, exatamente uma geração. São incluídas, nesta geração as pessoas nascidas a partir de 1991 até aproximadamente 2000. Se analisarmos as demais gerações, esta seria, teoricamente, composta pelos filhos da Geração X. Mas, em realidade os filhos da Geração X são denominados de Geração Y, uma turma nascida entre 1980 e 2000. Assim, a Geração W é na verdade, uma subdivisão da Geração Y, composta por pessoas que, à época da criação da nomenclatura, ainda não haviam entrado no mercado de trabalho por serem, menores. Já a geração Y tinha os seus representantes disseminados entre jovens adolescentes e futuros executivos de empresas de TI.

A alusão ao W vem da Internet, mais especificamente dos 3 Ws utilizados nos endereços que se referem à "World Wide Web", ou seja, pessoas da geração Internet. Mais uma vez remetendo à geração Y que tem características muito semelhantes.

Ultimamente tem havido uma tentativa de renomear a geração Baby Boomer para uma letra (já que as demais gerações não tem nomes, mas letras: X, Y, Z, etc) e ao que tudo indica, a letra W é uma grande candidata. Dessa forma se estabeleceria uma confusão entre duas gerações totalmente distintas com o mesmo nome. Pela tentativa da nova classificação, as datas ficariam assim:

Geração W, nascidos entre 1991-2000
Geração X, nascidos entre1965-1983
Geração Y, nascidos entre1984-2002
Geração Z, nascidos entre2003

 

 

Por enquanto mantemos as duas datas. O tempo se encarregará de manter uma ou outra.

Afinal a dúvida que resta é: Quem serão os filhos da Geração Z?

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br  .