As informações da pesquisa em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
12/06/2007

Buscar informações no mercado junto aos consumidores é uma tarefa comum às organizações, com a intenção de melhorar produtos ou serviços, conhecendo quais são os desejos dos clientes e criando um relacionamento.
Ao elaborar uma pesquisa a organização deve saber exatamente o que deseja, pesquisar não é um ato de coletar dados e guardá-los em gavetas.
Atualmente existe a barreira invisível da delimitação do acesso às informações, evidentemente existem informações que podem ser protegidas, mas para que a organização compreenda melhor o mercado e como o consumidor pensa, é natural compartilhar uma informação relevante às áreas e com isso criar uma integração ao aperfeiçoar todo e qualquer processo organizacional e de relacionamento com o consumidor.
Quando uma organização trabalha isolando suas áreas acaba impondo barreiras e criando as maiores dificuldades para todos os colaboradores, gerando conflitos desnecessários e perdendo grandes oportunidades.
É aceitável ter dentro das organizações opiniões diferentes, com isso o trabalho melhora constantemente, desde que todos trabalhem conjuntamente e permitam-se auxiliar uns aos outros.
Mesmo em pesquisas específicas de certas áreas, percebe-se que seus resultados e aplicações influenciam diretamente no desempenho dos demais, pois a organização trabalha em conjunto e deve ser compartilhada.
Todos os dias são realizadas pesquisas e as informações são passadas diretamente do cliente para um vendedor, ou alguém que trabalhe em um call center, mas o que é feito com esta informação é o mais importante, em algumas organizações ela é descartada, pois a cultura da empresa esquece de levar em consideração as informações coletadas pelos colaboradores que estão em contato direto com o consumidor.
O sucesso de uma pesquisa depende da qualidade de suas perguntas, de sua elaboração e da facilidade de compreensão para qualquer pessoa que seja entrevistada, por isso é importante que uma pesquisa tenha:

Uma seqüência: ao definir as questões, deve-se prestar atenção se as questões auxiliam a compreender o objetivo principal, não há como obter dados corretos se as questões estão embaralhadas e causam confusão na mente do consumidor entrevistado;
Uma linguagem clara: a simplicidade é um ponto muito bem-vindo em uma pesquisa, utilizar terminologias técnicas com consumidores pode levar a erros e também traz dúvidas sobre o foco da pesquisa;
Não pode haver influência externa: ao responder um questionário, mesmo que para uma pessoa, o consumidor têm o direito a expressar a sua opinião individual, logicamente a presença de uma pessoa pode influenciar em algumas respostas, por isso é aconselhável que esta pessoa não demonstre vínculo com produtos, serviços e empresas ao entrevistado, isto também é percebido em pesquisas feitas pela internet, onde as pessoas podem expressar sua opinião com maior precisão.

Existem outros pontos que podem ser levantados para que uma pesquisa tenha um resultado dentro do objetivo da organização, mesmo assim as informações devem ser compartilhadas, pois uma área interfere diretamente no desempenho da outra.
A necessidade de uma pesquisa é um dos fatores que permite às organizações manter-se no mercado, enfrentando a concorrência e mantendo clientes fiéis.
Ao atender os desejos dos consumidores, a empresa coloca em prática os resultados dos estudos de mercado, seja com uma pesquisa inteiramente nova ou que traga dados históricos para enriquecer seu conteúdo.
A cada nova pesquisa existe uma melhoria natural, desde a elaboração até a abordagem do consumidor, por isso é importante que a pesquisa esteja presente e disponível para todas as áreas da organização.
Sempre que possível, deve-se realizar uma pesquisa mais profunda e outras complementares ao longo do tempo sobre um determinado produto ou serviço, para que os desejos do consumidor sejam atendidos completamente.
A pesquisa é uma grande fonte de conhecimento e traz consigo oportunidades que devem ser aproveitadas pelas organizações, gerando a união das áreas e permitindo ofertar ao mercado o melhor produto.