A Integração Organizacional e as Oportunidades de Mercado em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
12/09/2008

Aproveitar uma oportunidade é reconhecer que existe muito para se apreder, um pouco a oferecer e que ao promover a integração entre as pessoas é possível alcançar níveis de desenvolvimento além dos esperados, o que traz a capacidade de oferecer diferenciais e encontrar novas soluções.

Diariamente a percepção pode trazer até uma empresa inúmeras oportunidades, mas estas só serão utilizadas quando as inúmeras variáveis forem realmente analisadas, pois o envolvimento, por completo, de uma organização é o primeiro compromisso assumido com seus clientes.

Então todas as áreas acabam por integrarem-se, criam um relacionamento interno que permite entender que a organização deve utilizar um foco diferenciado para obter o êxito de seus produtos ou serviços no mercado.

Também é evidente que a própria história da organização poderá direcionar quais ações serão tomadas, a cultura pode ser o agente facilitador ou limitador de uma organização, assim como todos os colaboradores que a absorveram.

O que leva a observar que sempre existe espaço para a criatividade, a busca por soluções faz com que a organização estude constantemente seu mercado, seus concorrentes, seus clientes e a própria organização, já que a empresa só conseguirá produzir o que está ao seu alcance.

Mesmo assim sem a integração não há como enxergar uma oportunidade, o que é muito natural em inúmeras empresas que não aproveitam seu tempo, pois o seu foco é voltado apenas para conflitos e problemas, sem enxergar uma única solução, pois existem pessoas que acham que a sua área, única e isoladamente, salvará a empresa como um todo.

Outro ponto interessante é aprender que tudo o que é produzido sempre envolve mais de uma pessoa, pois a natureza humana exige que haja um envolvimento com outros seres, e muitas empresas ainda não conseguem absorver a necessidade de integrar suas áreas.

Quando as empresas conseguem integrar todas as áreas e colaboradores pode colher muito mais do que seus concorrentes que cultivam disputas internas desnecessárias, e estas disputas também são oportunidades a se aproveitar, pois os clientes desejam produtos ou serviços e se a sua empresa pode oferecê-los é melhor que esteja preparada.