Inteligência Organizacional
Por Ari Lima
12/05/2008

Existe um conjunto de características que distinguem as organizações bem sucedidas de todas as demais. Estas características estão relacionadas a fatores subjetivos e culturais de uma empresa e representam um grande diferencial competitivo. A inteligência organizacional deve ser desenvolvida, pois é a principal responsável pela satisfação das necessidades de todos os agentes envolvidos neste contexto: clientes, funcionários, fornecedores e sócios desta corporação.

Chamamos este conceito de inteligência organizacional, pois é uma maneira adequada de conciliar os interesses de todos os agentes envolvidos na missão da empresa. Ao mesmo tempo em que é uma organização lucrativa, também deve cumprir seu papel social de prestar serviços de ótima qualidade a seus clientes, satisfazer necessidades dos colaboradores e atender demandas dentro de um contexto de responsabilidade social.

As seguintes características quando presentes em uma empresa são exemplos de inteligência organizacional:

· Clima motivacional – as organizações inteligentes estimulam um clima motivacional, em que os profissionais são chamados a desenvolver seu trabalho de maneira produtiva e competitiva, mas alinhados a uma filosofia de trabalho comum. Os funcionários também devem ser avaliados através de regras claras e remunerados de acordo com méritos particulares e pelo trabalho em equipe.
· Recrutamento e retenção de talentos – empresas inteligentes tem métodos eficazes para recrutamento de talentos, e política consistente para manutenção destes, através de incentivos à participação nos lucros, bônus por resultados e outras fórmulas, além de incentivar o crescimento profissional através de treinamentos.
· Respeito aos clientes – a política de marketing e relacionamento com os clientes das organizações inteligentes deve buscar um diferencial de atendimento no mercado. Estas empresas têm uma forma particular de abordagem que as distingue das demais, deixando os clientes sempre impressionados de maneira positiva em todos os contatos com esta organização.
· Inovação - organizações inteligentes são inovadoras, procurando sempre oferecer novos produtos, conceitos ou formas de atendimento a seus clientes para estar sempre um passo à frente da concorrência.
· Responsabilidade social – é cada vez mais comum as pessoas associarem a imagem positiva de uma organização com sua postura de responsabilidade social. Por isto é uma demonstração de inteligência organizacional a empresa ter uma política de responsabilidade dentro da sociedade.

Estes são fatores que em geral não necessitam de grandes investimentos e, portanto, são acessíveis à maioria das empresas, bastando apenas que busquem agir de maneira inteligente.

Muitas vezes a organização tem um grupo de funcionários de talento em sua equipe, mas estes não conseguem encontrar um ambiente propício, nem estímulos para desenvolver seu potencial, e acabam buscando colocação em outras empresas.

Pode acontecer da organização ter o talento necessário para inovar em seu mercado, criando novos produtos ou serviços, mas não tem uma política que estimule seu pessoal a realizar estas inovações, e acabam perdendo espaço para os concorrentes.

Criar um ambiente motivado entre seus funcionários, e entre estes e seus clientes e fornecedores pode ser um grande diferencial competitivo.

Portanto, para alcançar sucesso é necessário que a empresa, além de desenvolver suas competências técnicas normais como gerenciamento administrativo, de produção, marketing e financeiro, busque incorporar também estes atributos que caracterizam a inteligência organizacional.

Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica, possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a clientes.