Marketing Criativo
Por Rafael Mauricio Menshhein
30/03/2007

Criatividade é um ponto altamente requerido em Marketing, permitindo que a organização obtenha vantagens sobre a concorrência, chame a atenção de uma forma inovadora e crie um Valor mais perceptível para o consumidor em seus produtos e serviços.
Muitas estratégias podem ser utilizadas em uma campanha, todas envolvem conhecimento, disciplina e dedicação do profissional de Marketing.
Com a concorrência diminuindo cada vez mais as diferenças entre os produtos, percebe-se que a originalidade é um dos pontos fortes a serem explorados pelas organizações que desejam manter uma fatia de mercado ou aumentá-la ao encontrar uma oportunidade de mercado disponível antes da concorrência.
Os fatores que levam a gerar idéias novas são requisitos mínimos nos dias atuais, a utilização de ferramentas antes desprezadas faz com que as organizações ampliem seu campo de visão e permitam-se absorver mais dados.
A exigência dos consumidores acaba trazendo para dentro da empresa a necessidade de criar produtos e serviços que atendam plenamente os desejos e necessidades observados e conhecidos, da mesma forma com que se pode surpreender o consumidor com um produto ou serviço que supere suas expectativas.
Como o ciclo de vida dos produtos encerra-se cada vez mais rapidamente, percebe-se que a geração de produtos mais simples, quanto ao uso, torna-se um dos principais fatores que agregam Valor para os consumidores.
Os padrões, antes obrigatórios para todos os produtos de mesmo Segmento, atualmente são motivos de comparação e escolha, os atributos têm um papel importante e auxiliam na hora da escolha do consumidor.
Além de gerar um produto, teoricamente inédito, também é percebida a funcionalidade do equilíbrio dos 4 P´s, permitindo que o consumidor perceba as características, atributos e Valor de maneira clara e de fácil compreensão.
Algumas vezes a criatividade pode não ser percebida pelos olhos do consumidor, há muitas funções que são revistas ou reestruturadas para que a organização possa obter a excelência em determinada área, reduzindo custos, melhorando o processo logístico etc.
Uma das formas atuais que mais pode fornecer esta percepção de criatividade em Marketing é o uso de novas ferramentas para manter contato com o consumidor, receber um feedback e compartilhar com o consumidor a posse da Marca.
Muitas organizações podem utilizar estratégias que envolvam o Marketing viral, Buzz Marketing ou Marketing de guerrilha para demonstrar ao consumidor seus produtos ou serviços, cada um dos citados têm suas características e permite usos diferentes, individualmente ou mesmo combinados.
Além de atender os desejos e necessidades de maneira plena, cabe ao profissional de Marketing tornar os produtos e serviços de sua empresa únicos, diferentes de tudo o que o consumidor já conhece e até mesmo permitir que o cliente faça parte da organização ao envolvê-lo no processo criativo da campanha de Marketing.
Em certos momentos a maior criatividade é composta por um detalhe simples, praticamente imperceptível e que traz muito conhecimento, visão e estudos.
As melhores e mais criativas idéias não surgem do nada, são frutos de muito trabalho, dedicação e esforço, por isso é muito importante buscar estudos que contemplem o conhecimento, sejam realizadas pesquisas e que haja interesse do consumidor em adquirir o resultado dos investimentos realizados.