Marketing, Empresas e Pesquisas
Por Rafael Mauricio Menshhein
03/11/2007

Com o objetivo de entender melhor o mercado as empresas elaboram pesquisas, coletam seus dados e os filtram, o que pode acontecer corretamente ou então trazer dúvidas quanto à possibilidade do produto ou serviço obter êxito no mercado.
Mas em certos momentos as pesquisas são deixadas de lado, o planejamento não é feito e as decisões são tomadas a esmo, trazendo até as organizações os problemas que acabam sem uma solução rápida e que podem derrubá-las com o tempo.
Também é possível perceber que o planejamento, junto com a pesquisa, dá à organização uma base muito melhor para direcionar seu foco, ajustando todos os limites, as condições e aproveitando esta viagem da melhor maneira, sem perder seu foco, o destino, e controlando seu combustível ao longo do percurso.
Da mesma forma é necessário conhecer também o melhor caminho, então é muito importante saber que os colaboradores necessitam de treinamento, para melhorar seus pontos fortes e para que todos, dentro da organização, possuam vantagens competitivas sobre os concorrentes.
Se a sua empresa não pesquisa o mercado o concorrente o faz, e se o fizer com maestria, então sua empresa deve melhorar o mais rápido possível há uma grande chance de deixar com que seu mercado passe para o concorrente que melhor se preparou durante um longo tempo.
Em um mercado nada acontece da noite para o dia, uma organização que é a líder não perde sua posição tão rapidamente, mas sim ao deixar que seus concorrentes melhorem continuamente e que não haja uma ação para manter toda a vantagem conquistada anteriormente.
Mas quando você percebe que alguém está se aproximando rapidamente, é hora de entender os motivos pelos quais a sua empresa não consegue mais evoluir tão facilmente, e a pesquisa retorna ao foco, mas se o planejamento estiver impedindo a evolução, é fundamental rever que limites foram determinados e que bloqueiam o crescimento da sua organização.
Outro ponto que pode impedir, esta evolução e crescimento no mercado, é uma cultura que não permite aprender nada novo, como se os produtos fossem eternos e o consumidor não aprendesse nada novo.
E como você sabe que o consumidor está cada vez mais informado, é natural que entenda todos os motivos pelos quais sua organização deve ouvir muito mais o que o consumidor deseja, ofertando produtos e serviços que possuam características e diferenciais que permitam que o cliente se torne fiel.
Só que a concorrência também está se preparando ao longo do tempo, realiza pesquisas, cria seus planejamentos e os executa de forma a ganhar uma fatia de mercado maior, então o desafio não é apenas estar à frente de seus concorrentes, mas desenvolver a si próprio a cada dia.
O mercado possui muitas oportunidades e aquelas organizações que tem um planejamento bem elaborado as encontram mais facilmente, pois investem em pesquisas para melhorar diariamente, e com isso podem ganhar a consciência de que é preciso aprender a cada dia, com cada consumidor e consigo.