Marketing Interno
Por Rafael Mauricio Menshhein
11/03/2007

Um dos principais momentos do lançamento de uma campanha no mercado é obtido ao apresentar todas as estratégias, táticas, conceitos etc. para seu primeiro cliente, o que está dentro da organização.
Logicamente há momentos em que algumas empresas não conseguem perceber a importância da venda da idéia ao cliente que está diariamente envolvido com a organização, existem motivos que levam alguns a acreditar que o Marketing é feito para conquistar as pessoas que estão fora da empresa.
O mais interessante é perceber que muitas empresas não compreendem a vantagem existente em realizar campanhas internas, importando-se com o que será feito para o restante do mundo e não dentro da sua própria casa.
Atualmente algumas organizações estão mudando a maneira de agira com relação ao Marketing realizado internamente, as estratégias são específicas e não devem ser iguais as usadas com o consumidor.
Um dos primeiros a perceber a importância dessa estratégia foi Henry Ford, para ele os seus primeiros clientes estavam dentro da linha de produção, que poderiam passar informações para outras pessoas, fora da empresa, e permitir que os produtos chegassem ao consumidor.
Muitos conceitos aplicados ao Marketing interno existem há mais tempo do que algumas organizações, talvez a própria vida dessas empresas acabou pela falta de um bom Marketing interno.
Para que o Marketing interno possa funcionar plenamente, existem alguns pontos que deve ser conhecidos previamente, com:

Pesquisas: conhecer o cliente interno é o primeiro passo para que seus produtos ou serviços tenham mais chance de sucesso no mercado, não há como vender algo que não se compra, ou então isto é feito de maneira a empurrar ao consumidor um produto;
Conhecimento da cultura organizacional: a organização pode compreender melhor os seus próprios conceitos, se a sua cultura está adequada ao ambiente e se todas as pessoas têm seus valores alinhados com a cultura;
Planejamento: para realizar uma campanha de Marketing interno, o profissional de Marketing deve elaborar um planejamento com a estratégia inclusa, para que os resultados sejam mensurados e tragam benefícios as pessoas da organização;
Foco: mesmo em uma campanha interna, o foco é fundamental, para que tudo funcione corretamente e os resultados sejam positivos, trazendo harmonia ao ambiente interno organizacional;
Diferenciação do público-alvo: o cliente interno não deve ser tratado como o consumidor, as campanhas deve ser diferentes, trazendo as informações necessárias para cada um dos públicos-alvo, com respeito as diferenças e ao momento em que é feita;
Feedback: o retorno dado pelo cliente interno poderá auxiliar em campanhas futuras, não há como repetir a estratégia, a renovação e reformulações são partes vitais para o sucesso em qualquer campanha da organização.

Os pontos a serem abordados pela organização em cada campanha de Marketing interno, devem estar alinhados, o cliente muda, mas a forma de organizar, planejar e informar deve seguir passos previamente definidos no planejamento.
Com a concorrência externa, saber conquistar o cliente interno é um dos diferenciais de maior Valor para as empresas, também demonstrando que o sucesso deve ser iniciado dentro de casa.