Marketing - O Cliente é a Essência de Tudo - Atenda-o
Por Leonardo Aureliano da Silva
15/05/2009

Entender as preferências do consumidor é fundamental para se manter no mercado. Ir além, se tornou obrigação para a empresa que pretende superar as próprias expectativas e permanecer no mercado de forma competitiva.

O paradigma do cliente passivo se tornou coisa do passado. Auto-suficiente e conhecedor dos seus direitos solicitará ajuda apenas quando achar conveniente.

Lidar com essa mudança comportamental do consumidor se tornou para muitas empresas e profissionais de vendas um verdadeiro pesadelo. O poder saiu das “mãos” das empresas e vendedores e esta nas mãos do consumidor.

Diante deste novo cenário, deve-se prestar a devida atenção nos aspectos que envolvam as novas formas de abordagens comerciais. Pautar-se na relação ganha-ganha, ver o cliente como parceiro do negócio, e como um consultor potencial será um grande avanço.

“Os clientes percebem as reais necessidades que as lojas não atendem” (AURELIANO, 2009).

Desta forma, alavancar as vendas tendo como argumento padrão, a qualidade o e preço baixo, revela uma forma desintencional de “comoditizar” o produto.

“O empreendimento deve ser visto do ponto de vista do consumidor” (DRUCKER,1994), reflete a importância de um olhar externo.
Um olhar que indique o melhor caminho a seguir, e, sobretudo pistas daquilo que o cliente realmente quer.

O arranjo da loja, a exposição e disposição dos produtos, somado a competência da equipe de vendas, indicarão que bons negócios poderão ser realizados. Ouça o cliente de forma imparcial, valorize as suas sugestões e reclamações.

“As empresas existem pelas pessoas e para as pessoas” (AURELIANO, 2008).

Num momento competitivo acirradíssimo, Ouvir o Cliente, essência de todo negócio e identificar as suas reais necessidades, é uma das melhores ações de marketing que se pode começar a fazer. Não custa nada, gera bons resultados e, sobretudo, satisfação para ambas as partes!

Forte abraço,

Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Administração de Marketing. Mestrando em Administração - UNINOVE. Pesquisador em marketing e estratégias. - Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. e-mail: mkt_academico@yahoo.com.br