Marketing Responsável

Por Rafael Mauricio Menshhein

18/02/2007

Para algumas empresas o Marketing é uma despesa, essa associação é feita porque, em muitos casos, houve algum problema ao elaborar uma estratégia e a concorrência obteve sucesso sobre sua empresa.
Há variáveis que uma organização não pode controlar, mas deve conhecê-las porque sua influência é realmente visível, então realizar uma Pesquisa pode apontar que pontos devem ser conhecidos mais profundamente ou quais são os que trarão mais dificuldades.
A concorrência sempre está disposta a entrar na brecha deixada pelas outras empresas, em alguns casos a empresa optou por acreditar que seu produto era vital para todas as pessoas e esqueceu de olhar o que acontecia fora das paredes da organização.
Responsabilidades são naturais dentro das organizações, apontar as falhas dos outros também, mas saber que se uma das peças da empresa não vai bem prejudica as outras é algo imperceptível para muitas pessoas, que só descobrem essa ligação pouco antes da empresa fechar.
O Marketing responsável é um fator de união entre todos os envolvidos em todo o ciclo de produto, o que leva a envolver todos em pontos como:

  • Planejamento: as estratégias devem ser elaboradas de maneira a facilitar que os fornecedores, parceiros e departamentos possam ter em mãos condições favoráveis e que auxiliem todos a crescer em conjunto;
  • Ética: uma cadeia de Valor só é construída com valores bem definidos, com respeito e confiança, é uma relação que envolve empresas e pessoas e que não pode ser usada para obter vantagens sobre os que ajudam sua empresa a crescer;
  • Estratégia: o mercado é dinâmico, a cada dia surgem novos produtos e serviços, o consumidor percebe as vantagens e desvantagens (de acordo com sua percepção) e opta por adquirir os produtos ou não, as estratégias devem envolver todos os colaboradores da organização, todos devem saber realmente o que fazer, iniciando com as pessoas envolvidas na linha de produção até os executivos;
  • Comunicação: um dos pontos que inúmeras empresas não conseguem trabalhar corretamente, mas que é vital para que o planejamento seja feito, os valores compreendidos, as estratégias sejam usadas corretamente e o consumidor não seja enganado;
  • Equilíbrio: cada ponto do produto tem um peso na mente do consumidor, foi criado com base em uma Pesquisa e colocado no mercado, conhecendo-se o público-alvo têm-se a certeza de sucesso, desde que todos os pontos da cadeia de Valor estejam corretamente elaborados e que o produto atenda perfeitamente ao consumidor, não sendo caro demais e não provocando uma sensação de baixo Valor ao ofertar atributos a mais por um preço muito baixo.

O profissional de Marketing deve trabalhar para unir a organização, conhecer todos os processos e ter ao seu lado pessoas altamente capacitadas para desempenhar suas funções em favor do conjunto, atualmente nenhuma empresa do planeta está preparada para isso.
As responsabilidades são compreendidas com exemplos, são parte da cultura de uma organização ou mesmo de uma região, o que pode facilitar a compreensão dos fatores que unem uma cadeia de empresas em favor de um objetivo comum, o sucesso no mercado.




 

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