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Marketing, conhecimento, pesquisas e aplicações

Por Rafael Mauricio Menshhein

17/12/2007

Estudar e compreender o comportamento do consumidor pode trazer muitas surpresas para a organização, e com o passar dos dias pode compartilhar com seus colaboradores e diferentes áreas todas as informações obtidas.

Que o consumidor está mais atento aos produtos ou serviços que adquire não é novidade, a mudança no conhecimento do consumidor sobre o que adquire é muito maior, a informação compartilhada entre os clientes é muito mais valorizada do que aquela passada pela organização.

Diariamente o consumidor recebe inúmeras informações de um número incontável de empresas, o que pode trazer a dificuldade da percepção daquilo que realmente é importante para o consumidor, e gera a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o que o consumidor deseja.

Também é interessante observar que o que não lhe chama a atenção pode ser atrativo para outra pessoa, mas tudo irá depender do momento, do desejo do consumidor para com aquele produto ou serviço e das ofertas disponíveis no mercado.

Então a melhor forma de compreender o que o consumidor deseja é ouvi-lo e entendê-lo, o que faz com que o cliente saiba da sua importância ao ter em suas mãos o que sempre desejou.

Outro ponto interessante a se observar é que a empresa não deve deixar seus estudos e pesquisas de lado, há sempre algo que não foi captado em uma pesquisa já realizada, sempre existirão desejos a serem atendidos e sem buscar referências com o consumidor não há como atendê-lo.

Da mesma maneira como se nota que o cliente é movido pela emoção, seja por parte do produto ou serviço, da embalagem, do atendimento no ponto de vendas, do seu desejo, dos sonhos que povoaram a mente durante anos até alcançar o produto etc., o que faz a frase “o cliente sempre tem razão” perder sua força, uma vez que o emocional define o que é ou não adquirido, levando em conta a fórmula do valor, que é obtida através dos benefícios sobre os custos.

Sempre haverá concorrência, consumidores que desejam produtos ou serviços e organizações que pesquisam o mercado para satisfazer aos desejos destes consumidores, sem perder o foco e criando a possibilidade de fidelizar o cliente.




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