Marketing e Recursos
Por Rafael Mauricio Menshhein
10/11/2007

Lidar com recursos é uma constante para todas as organizações, independente de seu tamanho, do setor em que atuam e assim por diante, mas a forma como cada organização utiliza seus recursos irá influenciar diretamente no relacionamento com seus clientes.
Durante a elaboração de novos produtos, ou na continuidade de um, é possível perceber que a primeira necessidade é apontada por meio de pesquisas, saber onde há um fornecedor que:

· Esteja alinhado com o padrão de qualidade de sua empresa;

· Que tenha uma estrutura de distribuição que possa atender às inúmeras lojas;

· Evite atrasar uma entrega em um momento decisivo no mercado.

Mas não existe um compromisso só da parte destes fornecedores, há uma teia que envolve inúmeros aspectos, e, desta forma, é possível traçar um planejamento para o uso adequado dos recursos disponíveis.
E então você começa a imaginar todas as variáveis que podem ser incluídas, possíveis soluções para um momento de dificuldade e que envolvem:

· Estoques: tanto de produtos acabados, semi-acabados e matéria-prima;

· Financeiros: sem o recurso do capital de giro a gestão da organização é muito mais difícil, e sempre manter uma reserva é interessante, pois se você não tem dificuldades com estes recursos, seu concorrente pode ter;

· Bancos de dados: a informação mantida em um banco de dados é um recurso valioso, nem sempre há uma possibilidade de se realizar uma pesquisa, e também existem muitas oportunidades que já estão nestes bancos de dados;

· Estruturais: quanto melhor a estrutura, de distribuição, armazenagem, transporte etc, maior é a chance de se evitar contratempos e algum atraso.

Muitas são as formas de se administrar os recursos disponíveis, trazendo muitos benefícios para cada organização que está preparada e que mantém cuidados muito específicos para atender aos desejos de seus clientes em qualquer momento.
Mesmo assim é fácil notar que os recursos utilizados são parte de uma cadeia de valor que deve ser constituída de maneira planejada, analisando todas as variáveis, de êxito ou não, o que dá uma visão muito mais realista de qualquer cenário.
E se você estiver imaginando que faltou mencionar os recursos humanos é necessário aprender que a empresa não é dona das pessoas, e todo recurso é algo que você tem posse e pode fazer o que quiser.