Marketing e a Evolução do Mercado

Por Rafael Mauricio Menshhein

29/05/2007

As estruturas organizacionais podem limitar o desempenho das empresas, dividindo o conhecimento, quando deve unir as suas diferentes fontes e projetar melhores patamares no futuro.
Lidar com as culturas já inseridas em organizações pode gerar um desconforto ao qual todos acabam assumindo posturas, no seu comportamento, diferentes e que podem gerar conflitos dentro das empresas.
O estado paralisado das organizações é fruto do cultivo existente ao longo dos anos, muitas vezes as próprias empresas plantam durante anos algo que apenas dará o mesmo resultado, sem uma perspectiva de melhoria ou crescimento.
Todas as organizações surgem para obter sucesso, especialmente na mente de seus criadores, e que acaba tomando a personalidade do criador e transforma-se em uma continuidade do mesmo.
Sucesso é poder contar com todos os colaboradores nos momentos de mudanças ou transições de mercado, onde cada um sabe o seu valor e o que representa a sua tarefa no conjunto.
Diante da concorrência que existe atualmente, fica claro que algumas organizações ainda não estão preparadas para lidar com a velocidade das mudanças, mas algumas delas são vitais e podem definir a continuidade ou não da empresa no mercado, como:

  • Tecnologia: a evolução é vista todos os dias, a informática facilitou inúmeros processos e trocas de informações, também trouxe a rapidez com que são tabuladas as pesquisas realizadas, a possibilidade de criar bancos de dados que são divididos com todos os colaboradores, entre muitas outras possibilidades, também percebe-se que os processos ganharam mais controle de qualidade, os defeitos podem ser detectados ainda durante a produção e resolvidos ali mesmo, da mesma forma é necessário ter pessoas preparadas para lidar com o avanço, por isso é muito importante investir em treinamentos e estudos constantemente;
  • Mitos: as organizações não são eternas, elas existem enquanto puderem atender ao mercado e os consumidores encontrarem diferenciais que os façam deslocar-se até o ponto de venda, como exemplo um posto de gasolina em uma situação onde o carro está ficando sem combustível e o posto preferido do motorista é do outro lado da cidade, durante o trajeto ele poderá parar em qualquer posto, e até passa ao lado de muitos, mas pelos diferenciais encontrados no posto mais distante ele percorre a distância e chega quase sem combustível;
  • Aprendizado contínuo: as organizações devem atualizar seus estudos e aprendizados constantemente, acompanhar o desenvolvimento do mercado é apenas um dever da organização, mas também deve haver o compromisso com o auto-aprendizado, onde a empresa está realmente comprometida com ela própria e busca melhorar todos os seus processos diariamente.

Diariamente surgem empresas com a intenção de tornarem-se grandes, e em muitas vezes a falta de preparo dos gestores é um ponto que não dá uma base mínima para o sucesso das mesmas, o que traz dificuldades que podem ser minimizadas ou praticamente eliminadas ao ter um planejamento, uma missão, visão e valores definidos, o que não impede que a organização acompanhe o mercado sem parar no tempo.




 

O portal do Marketing respeita seus visitantes e usuários. Leia aqui a Política de Privacidade