Marketing e os estudos do comportamento do consumidor

Por Rafael Mauricio Menshhein

01/05/2007

 

Acompanhar o desenvolvimento de mercado, prospectar novos clientes, elaborar novos produtos e serviços são apenas algumas das atividades diárias dos profissionais de Marketing, que também devem estar acompanhando as mudanças de comportamento dos consumidores ao longo do tempo.
As pesquisas sempre trazem novos dados sobre a evolução do comportamento do consumidor, hoje, percebe-se que um novo mundo está crescendo e sua tendência é ganhar tanto Valor quanto o mundo real.
Com a Internet e os mundos virtuais criados pelas redes de relacionamento, percebe-se que as pessoas tendem a criar novos desejos e necessidades, da mesma maneira com a qual devem lidar as empresas para satisfazer este “novo” consumidor, muito mais exigente.
As reações causadas pela entrada em um mundo virtual podem definir o sucesso de uma campanha, posicionar corretamente a Marca, os produtos e serviços e a empresa são apenas alguns dos pontos a serem ajustados.
A velocidade com que as mudanças são feitas pelos consumidores dão novos posicionamentos às Marcas e empresas, o ciclo de vida dos produtos é muito menor e acompanha a velocidade com a qual as pessoas passam mais horas pesquisando na Internet.
Logicamente há muito para ser feito em qualquer mundo, real ou virtual, mas existem ações que permitem uma interação muito maior dos consumidores mais envolvidos com a Internet, anteriormente representados pelos mais jovens e hoje alcançando todas as faixas etárias.
Estudar o comportamento do consumidor é um dos principais pontos para que uma empresa obtenha sucesso, sem consumidores a empresa não têm vida, não há para quem ofertar os produtos e serviços, independente do “mundo” em que se atue.
Diante dos Segmentos de mercado, nichos e do Marketing 1 para 1, pode ser notada a similaridade com que a exigência e conhecimento do consumidor cresceu, os produtos e serviços ofertados devem estar adequadamente posicionados, a qualidade é o mínimo que se espera de um produto ou serviço e hoje não é mais o diferencial.
Há um mercado novo crescendo diante das empresas e que traz novos comportamentos dos consumidores, alguns pontos podem ser relacionados, como:

  • Velocidade: o tempo com o qual o consumidor tem acesso às informações de um produto ou serviço é vital, na Internet isso é percebido diariamente, pois a quantidade de informações também sofre filtros pelos próprios clientes e somente os pontos mais relevantes atraem sua atenção;
  • Comparação: confrontar as informações de diferentes produtos é uma atitude básica dos consumidores hoje, e com a Internet isto fica muito mais fácil, pois todo o tipo de comparação pode ser feita sem muito tempo perdido;
  • Compartilhamento de experiências: os consumidores trocam informações e com isso dão o seu ponto de vista sobre um produto ou serviço, os clientes compram mais por indicação de amigos do que por sua única e exclusiva decisão.

Com o passar dos tempos o consumidor obteve ganhos não percebidos pelas organizações, o que acabou deixando o relacionamento da empresa com o cliente em segundo plano, com isto os concorrentes que perceberam a mudança que estava ocorrendo acabaram ganhando novos consumidores e aumentaram suas fatias de mercado.
Existem muitos pontos que devem ser estudados, adequando-se ao momento de mercado, gerando produtos e serviços que satisfaçam o consumidor e que permitam o relacionamento mais aprofundado entre a empresa e o cliente.




 

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