Marketing em planejamento estratégico
Por Rafael Mauricio Menshhein
22/07/2007

Elaborar o planejamento deve ser algo natural e sempre presente nas organizações, mas o que acontece em muitos casos é o desconhecimento das vantagens de se desenhar como tudo irá funcionar, como tudo estará integrado e que ferramentas serão utilizadas para mensurar os resultados e o funcionamento dos processos.
Para que um planejamento acabe obtendo o efeito correto é necessário:

· Realizar pesquisas constantemente: desta forma a organização sempre manterá seus bancos de dados atualizados, acompanhando o crescimento de mercado;

· Buscar informações de mercado que apontem as tendências: quais serão os produtos que o consumidor irá desejar durante o ano;

· Conhecer os desejos do consumidor: sem as informações corretas não há como entregar ao consumidor o objeto dos seus desejos;

· Realizar treinamentos com todos os colaboradores: todos devem conhecer o planejamento, para que cada processo seja executado da melhor forma e traga os resultados projetados;

· Acompanhar o funcionamento das ações descritas no planejamento: nenhum planejamento é elaborado de maneira perfeita da primeira vez, o que leva a determinar que seu acompanhamento traga a possibilidade de melhorar alguns pontos ou mesmo corrigir eventuais falhas;

· Aprofundar o conhecimento das estratégias dos concorrentes: conhecer as demais empresas do mercado auxilia a tomar decisões e traz para dentro da organização informações altamente relevantes, principalmente para que a sua empresas não seja apanhada de surpresa.

Todos os dias novas informações chegam à organização, um planejamento não deve ser feito para colocar em prática e gerar resultados no minuto seguinte, o resultado virá ao haver um compromisso de todos com o planejamento, com o conhecimento de que exercendo aquelas práticas as chances de sucesso aumentarão e que as maiores empresas do mundo começaram pequenas e planejaram corretamente suas ações.