Marketing para Consumidores
Por Rafael Mauricio Menshhein
28/01/2007

O consumidor é vital para o Marketing, não há como elaborar estratégias, realizar uma Pesquisa de mercado sem que hajam consumidores ou mesmo vender.
Em certos casos o consumidor é a fonte principal da Pesquisa realizada por uma empresa, todos os dados coletados têm uma importância muito relevante e traz para a empresa o diferencial que a concorrência ainda busca.
Pesquisar um mercado é fundamental, entrar em mercados diferentes sem conhecê-los não é o hábito do profissional de Marketing, essencialmente quando o mercado em questão é um país, estado ou até mesmo uma cidade com uma cultura própria e muito diferente do local de origem da organização.
Compreender o consumidor e satisfazer seus desejos é uma tarefa que exige dedicação, muitos estudos e saber como disponibilizar ao mercado o produto ou serviço ideal.
Quando um profissional de Marketing cria uma nova campanha com sua equipe, têm em mãos dados filtrados e que realmente direcionem as estratégias e o foco a serem seguidos.
O mercado sempre terá espaço para novos produtos ou serviços, é de interesse do consumidor ter em suas mãos um produto diferente ou desfrutar de novos serviços.
Alguns dos pontos que devem ser entendidos nos mercados consumidores são:

Comportamentos específicos;
Necessidades e desejos;
Ciclo de vida do mercado;
Que concorrentes atuam ou podem entrar no mesmo mercado;
Quais investimentos são necessários;
Mensurar os consumidores dispostos a comprar;
Conhecer a legislação etc.

Com uma gama de variáveis muito ampla, é necessário que o profissional de Marketing tenha ao seu lado uma equipe muito bem estruturada e preparada para enfrentar esses desafios, entre as qualificações específicas, pode-se dizer que uma equipe deve ser composta por pessoas com:


Diferenças culturais;
Formação adequada;
Atentas e conectadas ao mercado;
Espírito de equipe.

Para que o profissional de Marketing possa ter condições de atuar em qualquer mercado, deve contar com pessoas melhor preparadas que ele em sua equipe, com um relacionamento muito bem desenvolvido e respeito às opiniões.
O mercado é composto por consumidores com necessidades e desejos, atendê-los é apenas uma das variáveis que um profissional de Marketing deve fazer, especialmente quando os concorrentes estão estudando constantemente a sua organização e seus passos.