Mercados, pesquisas e conhecimentos aplicados em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
25/12/2007

A permissão do consumidor é fundamental quando este deseja receber informações sobre produtos que são desenvolvidos pelas empresas e disponibilizados no mercado, mas há uma linha tênue entre o respeito e a invasão da privacidade das pessoas, o que leva uma empresa aos estudos e uso de ferramentas mais adequadas para o relacionamento e a transferência das informações desejadas.

A criatividade é uma das ferramentas mais importantes para as organizações, o que não deve implicar em utilizá-la sem o menor respeito ao consumidor, mas que deve gerar frutos muito bons e que realmente são aceitos no mercado, mas também podem ser frutos que melhoram o ambiente internamente e facilitam algumas ações.

Também é interessante notar que o consumidor tem acesso às informações onde e quando ele desejar, o que poderia ser um problema para as organizações, pois o cliente não precisa mais recorrer até elas para receber uma informação, mas que, se a empresa for inteligente, saberá utilizar a infinidade de oportunidades que surgirão ao conhecer melhor seus clientes.

Este conhecimento dos clientes é obtido com muitos estudos, partindo de dados históricos, da própria organização, pode-se ampliar o conhecimento sobre o comportamento, as preferências, as ações etc., que mais chamaram a atenção do cliente e que trouxeram-no para mais perto da empresa.

Mas qual será a melhor solução em meio às inúmeras opções oferecidas em um mercado tão concorrido é a decisão mais importante que se pode tomar, principalmente quando a praticidade e a facilidade são fundamentais.

Com os desafios que o mercado proporciona é natural que haja uma certa dúvida sobre o melhor veículo de comunicação a ser usado, o que cria a necessidade de pesquisar mais profundamente as características das ferramentas disponíveis, quais são bem aceitas pelos consumidores e que tipo de mensagens serão passadas.

Diante das escolhas, das fórmulas e das oportunidades, é possível criar sem grandes investimentos, o que implica em ter um profundo conhecimento e aplicá-lo de maneira simples e objetiva, o que para algumas empresas não parece ser muito fácil.

Mesmo assim a permissão do consumidor é primordial, e o respeito pelo desejo de receber ou não uma informação deve ser exercido corretamente, demonstrando que a empresa realmente sabe ouvir seu consumidor.

Sempre que uma organização necessita tomar uma decisão, deve fazê-la com base em dados e fatos, pois se a decisão é tomada com base no achar só existirá um caminho, a empresa desaparecerá e nada mais será feito.

As pesquisas permitem que as empresas tenham os dados suficientes para utilizar seu conhecimento e permitir que o cliente receba o melhor, só que muitas organizações ainda não descobriram o que pode ser feito, pois não sabem onde utilizar o conhecimento que adquiriram ao longo de sua vida e dos colaboradores que diariamente estão presentes.