Monitoração de Mercado por Serviço x Segmento
Por Carlos Alberto de Faria
01/07/2008

1. SÍNTESE

Resumo sintético do relatório de monitoração de mercado (máximo de 1 página)
Qual o resumo do Mapa de Valor para o Cliente ?
Como está a participação no mercado ?
Como está a correlação Valor X Participação
Quais os dados do ambiente interno e externo relevantes ?
Quais as necessidades e dificuldades relevantes ?
Quais os atributos que necessitam maior atenção ?
Por que ?

2. DADOS DA PESQUISA QUALITATIVA

Apresentação dos dados levantados na pesquisa qualitativa com os clientes da MERKATUS e dos concorrentes:
Novos atributos
Quais os novos atributos levantados em pesquisa qualitativa ?
Atributos mantidos
Quais os atributos se mantém com relação à última pesquisa ?
Atributos invisíveis
Quais os atributos que são pouco ou não são mais verbalizados ?
Necessidades e dificuldades dos clientes
Quais foram as necessidades ou dificuldades relatadas ou detectadas, explícitas ou latentes, capturadas durante a realização das pesquisas ?

3. DADOS DA PESQUISA QUANTITATIVA

Apresentação dos dados quantitativos com os clientes da MERKATUS e dos concorrentes:
Importância ou ponderação relativa dos atributos pelos clientes
Dentre os atributos levantados, qual a importância relativa entre eles ?
Qual a ponderação de cada um (base 100 para as somas das ponderações)?
Notas da satisfação do cliente
Quais as notas de satisfação dos clientes da MERKATUS, nos atributos levantados ?
Quais as notas de satisfação dos clientes dos concorrentes, nos mesmos atributos levantados ?

4. ANÁLISE DOS DADOS

Apresentação da análise dos dados coletados nas pesquisas qualitativas e quantitativas:
Posição relativa da MERKATUS frente aos concorrentes por atributo
Comparação relativa, por atributo, da posição da MERKATUS frente aos concorrentes
Apresentação dos gaps positivos e negativos
Posição relativa da MERKATUS nos atributos de maior importância para o cliente
Comparação relativa dos atributos de maior ponderação entre MERKATUS e concorrentes
Análise dos gaps nesses atributos
Posição relativa da MERKATUS nos atributos que resultam em gaps negativos
Comparação relativa dos atributos com gaps negativos para a MERKATUS
Análise dos gaps negativos, seus respectivos atributos e ponderação
Posição relativa da MERKATUS nos atributos que resultam em gaps positivos
Comparação relativa dos atributos com gaps positivos para a MERKATUS
Análise dos gaps positivos, seus respectivos atributos e ponderação

5. ANÁLISE DA POSIÇÃO RELATIVA MERKATUSXConcorrentes

Apresentação da posição relativa da MERKATUS X concorrentes, no gráfico do Mapa de Valor para o Cliente:
Gráfico do Mapa de Valor para o Cliente
Análise da posição relativa da MERKATUS no gráfico e seu histórico
Discussão da efetividade das ações passadas
Acompanhamento da correlação: valor para o cliente X participação no mercado
Estado atual da participação no mercado: dados e histórico
Evolução da correlação entre Valor X Participação no Mercado

6. ACOMPANHAMENTO DO MERCADO

Apresentação dos dados de acompanhamento do mercado, pela imprensa, pelos concorrentes, pelos consultores, pelas pesquisas, etc.:
Novas realidades
Quais aspectos - oportunidades e ameaças externas e forças e fraquezas internas - podem estar apresentando novas realidades que afetem o segmento X serviço em análise
Necessidades objetivas e latentes
Quais necessidades foram levantados no segmento X serviço
Dificuldades objetivas e latentes
Quais dificuldades foram levantadas no segmento X serviço

Esta proposta deve ser considerada como uma primeira aproximação, podendo e devendo ser adaptada às características peculiares de cada empresa e de cada mercado. Mas sem dúvida é um bom ponto de partida.

Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte: Merkatus