Fale Conosco Política de Privacidade
   

 

Motivação e Ética Caminham Juntas!

Por Gilclér Regina

18/08/2008

 

Muitas pessoas me perguntam após a leitura de meus livros ou de uma participação na palestra sobre o que é motivação, se é possível uma pessoa motivar a outra? Eu sempre respondo que a motivação está dentro do ser humano e que o nosso trabalho é despertar esse gigante.

Num paradoxo para aqueles que acham que ninguém motiva ninguém, respondi a uma pessoa fazendo a seguinte pergunta: “Você acha que alguém pode desmotivar alguém?”. Sim, ela me respondeu, meu chefe sempre me desmotiva. Ora, respondi, se pode desmotivar então pode motivar também!

Há que se trabalhar também nos dias atuais a ética. Já vi muita mulher de executivo dizer para o marido em casa: “Você não é honesto não meu filho, você é burro”. Enquanto a humanidade pensar desta forma, não há motivação no mundo que resolva os problemas nem de uma empresa nem de um país.

E, neste caso, as palestras de motivação tem que entrar com conteúdo no campo da cooperação, do comprometimento, do trabalho cooperativo, da excelência pelo trabalho e não por subterfúgios escusos.

A desmotivação é uma irritação invisível do coração, uma implacável invasora do silêncio! A falta de ética é uma irritação visível contra as pessoas, as instituições... Uma implacável invasora do bom senso, da verdade e dos resultados justos.

Quanto maior a desmotivação, maior o desespero do ser humano. Você pode estar pensando: “Você não têm idéia de como minha vida tem sido dura e meu trabalho difícil”. É, você está certo, e eu não tenho idéia mesmo.

No entanto, tenho uma idéia clara de quão miserável será o seu futuro se continuar pensando assim... A menos que você mude a maneira de pensar e trate da sua desmotivação.

As pessoas tem grandes sonhos e ganham salários pequenos. Daí fica mais fácil reduzir o tamanho do sonho do que aumentar o tamanho do salário... Essas pessoas não compreenderam que é impossível aumentar o tamanho da remuneração diminuindo o tamanho do sonho.

É preciso acabar com aquela história de manda quem pode e obedece quem tem juízo... Não há mais espaço para comportamentos deste tipo no mundo ocidental democrático.

Como conviver com a falta de ética que prega o faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço? Como motivar e ser desmotivado? Como um pai pode educar se ele não é exemplo? Como abençoar o filho se você odeia o seu próximo?

Motivação e ética caminham juntas, na mesma direção. Fé e crença andam juntas... É uma escolha acreditar.

Não importa o que aconteceu com você... Importa como você reagiu ao fato e na escolha do seu “sul ou norte” está a sua luz, a sua nova vida, o despertar do gigante cheio de motivação que estava adormecido, a construção do seu sucesso!

É hora de dar liberdade a sua motivação... Lance o seu coração em direção dos seus sonhos, dos seus ideais, dos seus propósitos e sua mente irá abrir os caminhos que nortearão todas as suas atitudes na construção de uma vida melhor e cheia de vitórias e resultados.

Se você acha que isso é apenas um conjunto de palavras bonitas, saiba que a mesma palavra pode construir a paz ou a guerra. A escolha é sua!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

 

Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br




Notícias sobre propaganda e Marketing? Acesse o Portal do Marketing.net