O que ensinar?
Por Gilclér Regina
05/04/2009

As escolas de Administração ensinam Taylor, Ford, Fayol e Maslow... E não ensinam ISO 9000 e todos os conceitos de qualidade. Não ensinam que qualidade não começa com algo... Começa com alguém.
Você aprende número primo, PI,... E nunca mais usa ou sabe para que serve na vida.
Exemplo: Alguém que se forma em medicina não recebe formação em relacionamento com pacientes... Pelo menos é o que vivenciamos na prática, na maioria dos casos. E isso torna-se uma coisa tão fundamental para a medicina, para a carreira do profissional.
Ninguém indica alguém que é competente profissionalmente mas que é uma trava em relacionamento com pessoas. As pessoas são, em sua maioria, sentimento, muito mais do que razão.
Tem gente que reclama dizendo que foi ao médico e saiu com a sensação de ter ido a um veterinário ou zootecnista... Não que estes sejam maus profissionais, pelo contrário, é que trabalham com animais irracionais, não conversam.
E apenas para registrar, tem muito médico bom também... E estes conquistam muitas diferenças entre seus pares.
A filosofia é a mãe da ciência... Deveria ser ensinada já nos primeiros anos do curso básico. A motivação deveria ser disciplina no secundário e na universidade... Afinal, ensina-se a apertar o botão mas não se ensina uma pessoa estar mais motivada para fazê-lo.
Não se trabalha a auto-estima. As pessoas tem sonhos grandes e ganham salários pequenos... E pela dificuldade da vida fica mais fácil reduzir o tamanho do sonho do que aumentar o tamanho do salário...
E não compreendem que é praticamente impossível aumentar o tamanho do salário, do dinheiro, reduzindo o tamanho do sonho.
Já ouvi alguém dizer que tinha um sonho de ficar rico... E daí entra no serviço público. Será que o foco não está errado? Então, o que ensinar? O que pensar? Entendo que o sucesso não está na melhor ideia... Está na ideia certa.
Com missão e sonhos definidos, aparecem diretrizes e metas. O sucesso é fruto de dar tempo ao tempo... É trabalhando com prazer que se transforma a vida numa alegria.
Todos: escola, família, empresa deveriam ensinar caminhos.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br