Objetividade de Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
27/01/2007

Quando um profissional de Marketing elabora um planejamento, deve estar atento, junto à sua equipe, aos objetivos da campanha, permitindo que todos compreendem claramente quais são os pontos e metas que devem ser atingidos.
Um objetivo é muito mais do que um simples ponto comum a todos na organização, é uma forma de definir os processos que são executados, como o objetivo permite o crescimento mútuo da empresa e seus colaboradores.
Deixar a equipe toda ao par do planejamento é fundamental, entregar-lhes quais são as metas, conhecer a missão e visão da campanha também auxiliam na compra da idéia pelos colaboradores da equipe.
Cada mercado têm uma particularidade, por isso o planejamento é essencialmente objetivo quanto ao que se espera, como:

Quem é seu público-alvo;
Qual é seu produto ou serviço;
Que fatia de mercado conquistar;
Que estratégias utilizar;
O que a concorrência conhece daquele mercado;
Qual é o diferencial dos produtos e serviços;
Quanto tempo deve durar a ação;
Qual é o resultado vislumbrado pela empresa;
Que fatores podem influenciar nas estratégias;
Que Canais serão usados etc.

Este são apenas alguns pontos que devem ser abordados, toda a Pesquisa que é feita para este mercado têm muito valor, mesmo que hoje aponte alguma tendência futura do comportamento do consumidor ou já deixe espaço para que, com a fidelização, mantenha-se a fatia de mercado já conquistada.
O profissional de Marketing, além de definir e compartilhar os objetivos, deve estudar constantemente as variáveis que influenciam toda e qualquer ação da empresa, alguns dos pontos que podem influenciar diretamente são:

A concorrência;
Os fornecedores;
O ambiente;
O mercado;
Uma Pesquisa;
Localização.

Com uma equipe de excelentes profissionais, o profissional de Marketing pode conquistar um mercado, especialmente quando estiver trabalhando com Talentos Humanos, muito antes da concorrência e obtendo uma Vantagem competitiva.
O maior objetivo que deve ser percebido é o foco, este foco será apontado, em boa parte, na Pesquisa realizada, então é necessário que o profissional de Marketing saiba aproveitar este feedback corretamente para o sucesso da organização no mercado em que está inserida.