Ouvir o cliente e planejar em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
20/12/2007

Definir o planejamento que será seguido traz um conhecimento mais profundo sobre a organização, permite que os pontos fortes sejam melhorados e que as debilidades sejam reduzidas, criando um ambiente mais favorável para o desenvolvimento da organização.

O planejamento é fundamental quando uma organização tem o desejo de se colocar em um nível superior ao dos concorrentes, mas que só é possível chegar neste nível quando as diretrizes têm um foco e são seguidas corretamente.

Em um mercado competitivo, é possível que algumas pessoas imaginem que não há como uma pequena empresa conquistar uma fatia maior dos grandes concorrentes, mas como o mercado está em constante evolução e mudança é provável que a pequena empresa tenha se preparado tão bem para atender aos desejos dos consumidores inovadores que as grandes empresas não conseguem enxergar os nichos e segmentos que surgem.

Mas se a sua empresa não consegue enxergar o mercado por completo, e nenhuma empresa no mundo consegue, é provável que a sua também acabe por deixar escapar uma oportunidade, o que não implica em seu desaparecimento, desde que sua organização tenha planejado o que terá que fazer, e que reveja as soluções propostas constantemente, o planejamento é tão dinâmico quanto o mercado em si.

As mudanças traçadas em um planejamento merecem um cuidado especial, por exemplo, não há como trocar um sistema inteiro de uma empresa de um dia para o outro sem que se utilize o antigo e o novo conjuntamente por um período de adaptação, pois as pessoas necessitam treinamentos e cursos para lidar com as diferenças existentes.

Também é interessante notar que as empresas que desaparecem são inundadas por um otimismo exagerado, como se não houvesse concorrentes e que o cliente depende destas empresas para sobreviver, algo que todos sabem que não é mais verdade, mas sim o contrário, a empresa acaba dependendo do consumidor para existir, e é por isso que o relacionamento com o consumidor pode abrir portas que antes não eram percebidas pelas empresas.

Diante do desafio de elaborar o melhor planejamento é possível que a organização encontre uma solução que não havia percebido antes, algumas ferramentas podem ter sido utilizadas em sua capacidade parcial, outras podem não atender mais às exigências da empresa.

Outro ponto é a forma como a empresa lida com seu planejamento, desenhando seu caminho no mercado levando em conta cada variável, assim como as ações que podem ser tomadas pelos concorrentes, pois a concorrência não ficará parada deixando sua empresa ampliar a fatia de mercado ou ofertando produtos melhores por um longo período.

O planejamento é uma referência que traz para a organização a oportunidade de ampliar o domínio sobre as suas ações, sem deixar que o concorrente defina o seu destino no mercado, o que algumas organizações não enxergam e acabam desaparecendo.

Talvez o detalhe que mais influencie no desempenho da organização seja o ato de ouvir os consumidores, aproveitar para melhorar continuamente e atender aos desejos do consumidor, além de surpreendê-lo com seus produtos e serviços.