O Poder da Informação em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
27/12/2006

Cada Informação obtida no mercado pode fazer toda a diferença, abre caminhos para ampliação do portfólio da organização, muda completamente o Composto mercadológico, aumenta a visibilidade do profissional de Marketing e tira da concorrência a chance de chegar antes.
Qualquer que seja a Informação, sua relevância é vital, achismos não são bem-vindos em Marketing, assim como tudo o que é feito pelo homem não cai do céu, as Informações sempre estão em locais tão visíveis e diante dos olhos que muitas vezes não são percebidas.
O profissional de Marketing deve ter visão, conhecer e retirar Informações dos dados coletados em Pesquisas, conversar com seus consumidores e clientes, ouvir com atenção é respeitar aos clientes e a própria empresa.
Não basta somente ter em mãos dados recentes, históricos também ajudam a observar qual é a direção ou rumo que o mercado toma com o passar do tempo, o avanço das tecnologias, a concorrência que é globalizada e quem são os membros de sua equipe.
Por mais que a empresa não exporte, nesse primeiro momento, deve-se deixar de lado a falta de curiosidade em buscar informações dos concorrentes que estão do outro lado do mundo, ou até mesmo daqueles em que basta atravessar uma rua.
Conhecer o mercado hoje é uma tarefa que exige muitos estudos, é necessário competir com concorrentes supostamente novos, que entram no seu território e transformam a maneira de lidar com os consumidores.
Ter a mente aberta às possibilidades de “ganhar o mundo” com sua organização é fruto de conhecimento aplicado, de Pesquisas bem elaboradas e o principal, interpretar corretamente os dados coletados.
Algumas organizações conseguiram mudar os 4 P´s e obter sucesso, o público não percebe, mas compra a idéia de um produto completamente novo no mercado, pois o seu profissional de Marketing estudou corretamente os dados e percebeu a oportunidade de mercado que ali era encontrada.
Alguns pontos são importantes para que a Informação seja usada, como:


Veracidade;
Atual;
Pontual;
Relevante;
Histórica;
Instrutiva;
Rica em detalhes;
Oportuna;
Que dê visibilidade ao profissional de Marketing.


Logicamente deve-se estar atento ao mercado, suas mudanças podem iniciar uma reação em cadeia que levará consigo muitas organizações despreparadas, que não “perceberam” a entrada de um novo concorrente, que perderam a oportunidade de atualizar seus produtos ou mesmo de manter a qualidade.
O consumidor é a maior fonte de Informações do mercado, é esse consumidor que adquire os produtos ofertados, sugere mudanças, influencia em muitos aspectos do produto.
Uma empresa que não consegue perceber o Valor das Informações pode estar fechando suas portas para novos avanços, novas conquistas e perde consumidores.
Para cada consumidor existe um produto perfeito, esse produto pode não ser o mais caro, não ser o mais bonito ou mesmo o que irá dominar um mercado, mesmo assim é bem provável que o produto tenha uma utilidade única, mas que torna seu uso necessário.
Quando um profissional de Marketing têm consciência das mudanças geradas com as Informações e opta por colocar em prática o bom uso delas, consegue dar ao mercado e ao consumidor o melhor produto, com a melhor relação benefício/custo e dá a solução ao consumidor.
A Informação é o bem mais valioso existente, mesmo que para algumas pessoas possam parecer apenas gráficos, Estatísticas etc.
Qualquer que seja o setor de atuação da empresa, deve-se estar atento às mudanças existentes no mercado, a globalização como é conhecida hoje só pegou de surpresa quem vivia em uma redoma.
O sucesso das organizações no mercado é fruto de muitos estudos, Pesquisas que podem ser feitas por dados históricos e dados recém obtidos, basta o profissional de Marketing manter os olhos bem abertos e dar a si a oportunidade de aprender sempre.