Pós-Venda
Por Amadeu Barroso Neto
13/12/2010

Muitos de nós estamos acostumados a comprar um produto ou serviço e não ter nenhum retorno quando terminamos de pagá-lo.
As empresas ainda não perceberam que isso é o maior erro que está cometendo, quando somente pensam na venda e se esquecem do pós-venda.
Um cliente que é surpreendido por um telefonema da empresa em que fez uma compra, lhe perguntando se o produto adquirido está lhe agradando, claramente ficará surpreso com essa atitude e quando for comprar outro produto irá primeiramente nessa empresa antes de ir à outra.
Mas pós-venda não é apenas ligar para o seu clientes quando ele termina de fazer uma compra, pós-venda é muito mais que isso.
Podemos enumerar inúmeros fatores que fazem parte de um pós-venda que gera resultados para uma empresa como, por exemplo:
- bom atendimento;
- oferecer produtos de qualidade e confiança;
- nunca enganar seu cliente;
- ter sempre tempo para ouvir seu clientes;
- sempre está atento as reclamações dos clientes;
- tentar sempre cumprir com o acordo feito com o seu cliente;
A inúmeros outros exemplos para um bom pós-venda. O importante é sempre perceber que um bom pós-venda além de lhe gerar publicidade gratuita também pode lhe gerar uma próxima venda.
Se você tem uma empresa e não possui pós-venda é importante você pensar em começar a implantar em seu negócio.
Pós-venda não é caro e nem deve ser considerado custo para a empresa. O pós-venda com o passar do tempo vai fazer com que seu cliente se torne fiel e assim pagará o seu investimento feito na implantação do pós-venda.
Então não perca tempo em implantar um pós-venda em seu negócio ou então você estará perdendo tempo e dinheiro.

Amadeu Barroso Neto é formado em Marketing e Comunicação, tem MBA em Marketing Estratégico e Comunicação e atualmente trabalha como analista de marketing. E-mail: neto_g3@hotmail.com