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Posicionamento da Empresa em Marketing

Por Rafael Mauricio Menshhein

23/02/2007

Em um mercado altamente competitivo, com a gama de produtos ofertados e com o conhecimento mais aprofundado do consumidor, fica evidente a necessidade das empresas deixarem seus posicionamentos claros ao cliente.
Existem formas de fixar a Marca, do produto ou empresa, mas trabalhar com a empresa é mais difícil, porque poucas pessoas associam um produto a esta ou aquela Marca em um primeiro contato.
Posicionar um produto no mercado, na mente do consumidor e diante da concorrência torna-se natural e traz benefícios para a organização, mas quando o Posicionamento passa a ser usado para a empresa, alguns fatores acabam influenciando a decisão.
As empresas podem definir-se, após estudos e até mesmo a Segmentação de mercado, como:

  • A maior: são empresas que têm em seu tamanho físico ou de fatia de mercado as condições para deixar claro na mente do consumidor que são as maiores naquele espaço do mercado, são vários os motivos que podem levar uma organização a posicionar-se dessa forma, mas o principal é informar que seus consumidores são parte de um percentual elevado do mercado e que os produtos ou serviços são disponibilizados para milhares de pessoas;
  • A melhor: neste ponto leva-se em consideração os produtos e serviços ofertados, a percepção de Valor dos consumidores, a excelência reconhecida da empresa, a satisfação de desejos e necessidades dos consumidores, uma comparação entre a organização e os concorrentes de um determinado setor etc., posicionar-se dessa forma na mente do consumidor também garante fidelização, todas as pessoas sempre buscam os melhores produtos e serviços para si e assim os colocam para os demais;
  • A primeira: normalmente usa-se esta definição para aquela empresa que inseriu no mercado um novo produto ou serviço, é a pioneira e leva consigo a responsabilidade de introduzir um novo conceito para os consumidores, muitas organizações obtiveram sucesso por saírem na frente da concorrência, entregando produtos e serviços adequados aos consumidores e que proporcionam a satisfação dos clientes por ofertarem um produto antes das demais empresas de mesmo setor.

As organizações selecionam um Posicionamento no mercado quando este mercado está preenchido com inúmeros concorrentes, os produtos são praticamente iguais e a percepção de Valor, dos produtos e serviços, transforma-se em um ponto crítico diante do consumidor.
Empresas especializadas em um determinado mercado buscam diferenciar-se dos concorrentes para que o consumidor fiel saiba qual é a dimensão da organização no mercado, especialmente hoje, quando a globalização elimina regionalismos e inúmeras Marcas, supostamente, novas, entram no mercado com seus produtos e serviços previamente definidos e com um histórico que pode auxiliar a definir o Posicionamento no novo mercado.
Alguns pontos podem auxiliar a escolher o melhor Posicionamento da organização no mercado, como:

  • Fatia de mercado: caso o mercado tenha muita concorrência, pode-se Segmentar novamente, selecionar um nicho específico ou informar ao consumidor qual é a representatividade da organização diante da concorrência;
  • Produtos e serviços: o Valor percebido é essencial, o consumidor têm na mente uma imagem que permite a ele decidir qual produto melhor atende aos desejos e necessidades, dessa forma a empresa pode escolher em que categoria se encaixa ou então rever alguns pontos que podem colocá-la em outro patamar, mesmo que seja necessário fazer uma nova Segmentação;
  • Ciclo de vida do produto: todos os produtos têm uma expectativa de vida no mercado, com a evolução natural do mercado, as organizações devem estar preparadas para substituir o produto ou então diferenciá-lo para que a sua Vantagem competitiva seja percebida pelo consumidor e o Posicionamento escolhido perante o mercado seja correto.

O mais importante é que as organizações não podem parar de evoluir no mercado, evitando que apenas a imagem de maior, melhor ou primeira, fique na mente do consumidor sempre e seja uma lembrança de referência na comparação de produtos e serviços.




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