Produtos e Serviços em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
20/03/2007

Todas as organizações atendem aos desejos e necessidades do consumidor com seus produtos e serviços ofertados, também devem estar atentas à concorrência e aos diferenciais que podem ser inseridos durante o processo de elaboração e entrega ao consumidor.
Aperfeiçoar o contato com o consumidor é um ponto altamente requisitado atualmente, deve-se estar mais próximo do que a concorrência e receber o feedback de modo a não perder nenhuma Informação.
Ao desenvolver os produtos e serviços com base em pesquisas junto ao consumidor, pode-se ganhar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, cada detalhe criado com o foco do cliente traz uma percepção maior de Valor.
Muito mais do que construir um produto ou gerar um modelo de serviço, cabe ao profissional de Marketing conhecer claramente os usos e aplicações dados pelos consumidores, deixando um canal aberto para que o cliente possa obter mais informações sobre o produto ou dar um feedback.
Durante o desenvolvimento do produto, inúmeras fontes de dados podem ser exploradas, algumas são necessariamente obtidas junto ao cliente, ou até podem ser fruto de um colaborador da própria organização.
Todos os departamentos da organização devem ser envolvidos no processo de criação dos produtos ou serviços que serão ofertados no mercado, para facilitar aspectos como:

Planejamento: ter em mãos os dados que podem auxiliar nas definições necessárias para o sucesso do produto no mercado são fundamentais, conhecer profundamente o mercado e definir as metas e processos faz-se necessário, organizar as forças da empresa e delimitar prazos também auxiliam na execução do planejamento;
Foco: a organização trabalha em conjunto para chegar em um ponto definido no planejamento, facilitando a troca de informações e gerando um ambiente favorável para a geração de conhecimento e novos produtos ou serviços;
Fornecedores: a cadeia de Valor deve ser valorizada, seguindo-se um padrão de qualidade de matéria-prima pode-se obter um produto ou serviço de alto Valor para o consumidor;
Pesquisa e desenvolvimento: com a organização trabalhando em conjunto, a troca de informações permite que os dados sejam melhor aproveitados, o conhecimento que cada departamento possui traz novos passos para desenvolver os processos, a cadeia de Valor e os produtos.

Com a concorrência altamente acirrada, a exigência do consumidor sobre os produtos e serviços adquiridos, a similaridade cada vez maior e o desequilíbrio envolvendo os 4 P´s, a tarefa do Marketing pode tornar-se mais complexa quando não há união dentro da empresa.
Quando há um foco definido para toda a organização, sempre voltado ao cliente, percebe-se que os esforços de toda a estrutura organizacional tornam-se mais suaves, gerando um resultado melhor e agregando mais Valor ao produto ou serviço entregue ao consumidor.
Para que o consumidor adquira os melhores produtos e serviços disponíveis no mercado, devem ser ressaltados pontos como:

Diferenciais visíveis;
Posicionamento deve ser claro;
Cadeia de Valor integrada;
A imagem deve ser bem trabalhada;
O atendimento deve ser uma vantagem com relação à concorrência.

Existem inúmeros pontos que podem ser abordados, cada organização têm seu foco, sua cadeia de Valor, seus valores etc., mas todos os esforços não podem ser desperdiçados por simples caprichos de um ou outro departamento, a integração é fundamental e pode ser o grande diferencial presente nos produto e serviços ofertados.