Profissional de Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
18/01/2007

Ainda existe uma certa dúvida quanto ao modo de classificar a pessoa que trabalha diretamente com Marketing, em inglês utilizam o termo marketeer, aqui no Brasil costumam usar o termo marqueteiro.
O correto é utilizar profissional de Marketing, devido à postura assumida diante da sua condição, um estudioso em tempo integral, dedicado e focado em atender aos desejos e necessidades do consumidor.
Um profissional de Marketing é formado para:


Estudar sempre;
Ser honesto com seu cliente;
Ter ética diante de qualquer situação;
Comandar uma equipe de forma a valorizar os Talentos Humanos;
Conhecer o mercado em que se encontra a organização;
Elaborar estratégias coerentes;
Pesquisar constantemente as tendências de mercado;
Ser diplomático junto aos fornecedores;
Estabelecer metas que possam ser cumpridas;
Buscar a melhor relação no ambiente de trabalho;
Conhecer a Filosofia do negócio etc.

Cada vez mais é necessário compreender o mercado e seu consumidor, não basta somente criar produtos e serviços e ofertá-los, deve haver uma razão de existir para cada novo produto ou serviço.
São muitas as situações onde um profissional de Marketing destaca-se, não somente por conhecer realmente sua condição e estar preparado para o mercado, uma das características mais significativas em um profissional de Marketing é não deixar de aprender com o passar do tempo, saber que existe uma grande diferença entre conhecimento e sabedoria.
Um profissional de Marketing sabe como elaborar um planejamento, utilizando-se das Pesquisas já realizadas, define corretamente o Posicionamento do produto, conhece o Segmento de mercado adequado ao produto ou serviço, elabora de forma coerente a Distribuição, elimina as batalhas travadas entre departamentos na organização entre outras tarefas.
Levará um tempo até que algumas pessoas acostumem-se com a forma correta de chamar um profissional de Marketing, mas ao compreender a grande diferença entre os termos e as atitudes que diferenciam cada um deles, poderão entender que um profissional de Marketing é responsável, trabalha de forma correta e sempre houve seu cliente.