Sistema de Informações em Marketing

Por Rafael Mauricio Menshhein

07/12/2006

 

Tão importante quanto elaborar estratégias perfeitas, conquistar grandes fatias de mercado, é saber quais são as fontes de dados a serem utilizadas, a confiabilidade das Informações e a atualidade dos dados.
O fluxo das Informações deve ser composto por uma grande riqueza, desde seu tráfego dentro da organização, até mesmo em detalhes que podem dar vantagens aos profissionais de Marketing no mercado altamente competitivo, mas também serve para que o relacionamento entre empresa e consumidor possa fortalecer-se com o passar do tempo, deixando claro que esta relação não é apenas uma situação de compra de produtos ou serviços.
Cada um dos departamentos da organização necessita de Informações específicas, com dados que sejam relevantes para a sua realidade e tragam diferenciais na execução de seus processos ou elaboração de novos planejamentos, pois uma organização deve ter em mente que todas as suas áreas estão unidas, trabalham por um objetivo em comum e devem trazer consigo o desejo pelo sucesso conjunto.
Muito mais do que simplesmente gerar um banco de dados eficiente, o Sistema de Informações de Marketing deve ter um gerenciamento coerente, que traga benefícios para a organização e deixe claro que dentro da empresa todos devem ter conhecimento dos produtos, serviços, lançamentos, estratégias etc., visando criar uma cultura inovadora e que constantemente irá deixar seus concorrentes para trás.
Além de obter Informações muito tempo à frente de seus concorrentes, o profissional de Marketing deve saber gerir com maestria as Informações, sua confiança nos trabalhos realizados com Pesquisas de mercado e com o conhecimento dos desejos e necessidades do consumidor podem levar ao sucesso quando as estratégias têm uma base muito mais sólida, montada sobre dados que representam o mercado com muita veracidade e possibilitam estudos e aprimoramentos contínuos.
O conhecimento gerado por um bom Sistema de Informações de Marketing é altamente poderoso e deve ser compartilhado com as pessoas da organização, pois em muitos casos a percepção de algum ponto relevante pode ser notado por alguém que visualiza os dados com outros olhos, demonstrando que o trabalho dentro da organização deve ser feito em equipe, para que a compreensão do que são realmente seus produtos e serviços ofertados sejam palpáveis e com isto possam trazer os colaboradores mais próximos ao profissional de Marketing.
Os equipamentos utilizados, as pessoas envolvidas, Pesquisas para coleta de dados, organização das Informações, análise, estudos sobre as necessidades percebidas no conjunto formado pelos dados, dão ao profissional de Marketing uma projeção do mercado, mas não há como tirar proveito de toda este volume de Informações sem conhecer a sua empresa e a capacidade de todos os envolvidos nos estudos destas Informações.
Segundo Kotler, um sistema de informações de Marketing (SIM), é constituído por pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de Marketing.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.



 

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