Estudos e Aplicações nas Mudanças Organizacionais em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
05/09/2008

Planejar as mudanças dentro de uma organização faz do conhecimento um instrumento altamente requisitado, assim como permite que exista um estudo aprofundado sobre os pontos que serão abordados e farão com que a empresa melhore conjuntamente.

Sempre que uma mudança é requisitada existe uma resistência natural por parte das pessoas, pois ao estarem habituadas a lidar com mudanças que não foram realizadas de maneira clara, ou que não ouviram os colaboradores, acabam por criar uma barreira psicológica e assim reduzem drasticamente as chances de êxito.

Então o melhor a se fazer é mudar gradativamente, não há como deixar de pensar no ponto mair importante da mudança, o que irá melhorar ao dar um novo passo, e que pode ser muito bem estruturado e desenvolvido.

Desta maneira é importante compartilhar com os colaboradores os objetivos da mudança, bem como a sua necessidade real, pois ao trazer novos conceitos para dentro da empresa é possível encontrar dificuldades quando tudo é feito sem o conhecimento das pessoas que terão que lidar com a mudança diretamente.

Mas ainda assim é interessante observar que as mudanças devem ser vistas como melhorias que serão implantadas para agilizar processos, melhorar a comunicação das pessoas e trazer à tona o melhor de cada um.

Só que nem sempre existe uma compreensão da mudança como uma melhoria, e é assim que muitos conflitos podem ser iniciados, criando uma barreira que limita a criação de oportunidades e faz com que as pessoas não tenham motivação para executar suas tarefas.

Então o relacionamento humano passa a ser muito mais importante, sem as pessoas a empresa não existe, e com a concorrência globalizada não há como evoluir sem mudar, o que por muitas vezes parece uma atitude pouco estudada e pensada.

Para que as mudanças sejam bem realizadas é necessário conhecer muito bem a organização, os colaboradores e também as exigências presentes no mercado, desenhando uma estratégia que esteja dimensionada corretamente e que faça cada colaborador entender que a mudança é um benefício para todos, inclusive para os clientes que adquirem produtos ou serviços da sua empresa.

A melhor mudança acontece diariamente, quando a empresa consegue superar a si própria fazendo o seu melhor e buscando a excelência como guia para as suas ações, com todos os estudos necessários e com o auxílio das pessoas.