18 Técnicas de Otimização para o seu site
Por Edmar Ferreira
10/06/2010

Search Engine Optimization, também conhecido como SEO, se tornou rapidamente um tema muito popular da conversa entre empresários e proprietários de sites que precisam de visualização na internet. Na verdade você conhece algum site na internet que não quer ou não precisa de visibilidade? O sucesso de um site, está normalmente, em escolher as palavras chaves ideais na páginas de seu site.
Aprender técnicas de SEO pode parecer uma tarefa difícil, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com o conceito. Assim segue abaixo uma lista que oferece 18 técnicas simples de SEO que você deve ter em mente ao desenvolver ou comercializar seu site. Ainda é muito comum encontrarmos sites totalmente desenvolvidos em flash que (por mais que o Google declare que sim) ainda não são completamente indexados pelo Google.

1. Identifique se o seu site está indexado no Google. Para isso digite na caixa de busca do Google o seguinte operador: site:seusite.com.br. Todas as páginas do seu site aparecerão na lista do Google. Se seu site ainda não está indexado no Google, leia nosso artigo de como cadastrar seu site no Google.

2. Cada página de seu site deve ter um título único ou o texto que descreve o seu site ou que descreva o que está na página. Certifique-se o texto contém as palavras chave ideais para o seu site. A menos que seu site seja incrivelmente popular, ninguém vai estar olhando para você ou procura seu nome. Eles procuram muito provavelmente um produto ou serviço e as palavras que estão cadastradas no seu site é que levara novos visitantes.

3. Considere canonização, se o endereço da URL do seu site inclui ou exclui o prefixo www. Se você optar por usar a versão www do seu site, verifique se a versão www não direciona os usuários de volta para o que você usa. Certifique-se de usar a sua versão preferida (ou http://www.seusite.com.br http://seusite.com.br) toda vez que você colocar um link para seu site na web. Não use os dois! O ideal é utilizar o redirecionamento 301.

4. Ao projetar seu site, certifique-se de que o seu webdesigner está utilizando técnicas que visam otimizar seu site. Não utilize muitos menus drop-down ou pop-ups ou ainda imagens em excesso. Se você precisar usar qualquer um desses métodos, não se esqueça de incluir a abundância de links de texto para o mecanismo de busca para encontrar e identificar. Sem os links apropriados, os motores de busca não vão pegar informações do seu site.

5. Não importa que tipo de extensão do site que você use (ou seja. Html. Htm.. Asp. Php). Os motores de busca não olham para a extensão da web e não terá qualquer impacto sobre os resultados da pesquisa ou ranking.

6. Cada página em seu site deve incluir um link para sua home page e seu sitemap. Certifique-se de cada links é o mesmo. Links para a Home page devem ir diretamente para o seu domínio (http://www.seudominio.com.br). Certifique-se que seus links internos não incluíam o texto adicional php ou index.html. Como ela não é necessária (ou seja, http://www.seudominio.com.br/index.html).

7. Você está compartilhando um servidor com outros sites de hospedagem? Se assim for, tenha critérios e sempre identifique se você não está compartilhando um proxy com alguém que tenha sido proibido pelos índices de busca no passado. Estar no mesmo servidor que um site com uma má reputação pode prejudicar a sua.

8. Você vai ouvir a mesma frase repetidamente: "O conteúdo é rei". É mais do que importante que o seu site tenha conteúdo original e de qualidade. Certifique-se de incluir a palavras chave ideais não somente no título mas também no corpo do artigo.

9. As pessoas estão mais propensos a pesquisarem no Google uma frase em vez de uma única palavra na realização de pesquisas na internet. Assim se sua empresa tem uma localização física, incorpore o nome da sua cidade no texto também. Por exemplo, você pode usar "a nossa localização Guarulhos" em vez de "nossa localização". Incluindo o seu nome da cidade vai melhorar as chances de seu site a ser visto nas pesquisas de localização (Google Business).

10. Se a informação no seu site da empresa não muda regularmente ou permanece estático, você deve considerar começar um blog empresarial. Índices de busca e robots estão sempre à procura de novos conteúdos. Use seu blog como uma ferramenta de publicidade e faça links para seu site dentro de cada post.

11. Escreva naturalmente. A pior coisa que você pode fazer é tentar empilhar um centenas de palavras-chave em seu artigo ou entrada de blog, tornando-se confuso e difícil de ler. Os motores de busca são capazes de determinar ou não o seu texto e é lógico que eles vão ignorar o conteúdo com densidade de palavras-chave ridiculamente alta.

12. Construir links para o seu site é essencial para seu sucesso. Por uma questão de fato, os links são como a rainha para complementar o seu conteúdo rei. Escolha uma frase-chave e crie redes com outros sites, pedindo-lhes para colocar links em suas páginas. Embora possa parecer ótimo para seu site reunir cem backlinks, é melhor você limitar seus links para sites relacionados com seu nicho de negócios. Dez links relevantes tem uma chance melhor do que 100 links irrelevantes.

13. Links no seu site deve ser construído com palavras-chave também. Tente evitar o uso de links genéricos no texto âncora como "clique aqui".

14. Não coloque uma lista de links em seu site. Sempre coloque um link dentro de pelo menos duas a três linhas de conteúdo relacionado. Quanto melhor a sua descrição, o mais provável é que alguém vai clicar no link.

15. Não se limite a sua palavra-chave ou frase para links de texto. Você também deve incluir as palavras-chave em seu Tag alt da imagem e nome de domínio, se é parte do próprio nome ou contidas na descrição.

16. Tente evitar o uso de frames, Ajax, Flash e tanto quanto possível. Nenhuma dessas funções ajudarão a indexação das palavras-chave e ainda vai prejudicar os seus resultados de SEO.

17. Antes de seu site ser encontrado pelo motores de busca aranhas, ele deve ser indexado. Motores de busca como o Google têm formas de apresentação regular, mas pode levar dias ou semanas para seu formulário ser processado. Ter seu site cadastrado em um site de grande relevância é uma maneira de indexar seu site rapidamente. Jamais utilize o link de adicionar um site do Google.

18. Não importa o que você ouve, não se preocupe excessivamente com o PageRank do seu site. Um site que é bem desenvolvido e contém um bom conteúdo pode ranquear melhor no Google que um site com PageRank maior.

Prof. Edmar Ferreira é especialista em Joomla, SEO e marketing online, é sócio fundador da Agência Orbium e da FermatNET Soluções para Internet e atua com internet desde 1995. Oferece serviços de desenvolvimento de sites em Joomla, campanhas online e otimização de sites. Atende pelo telefone: (11) 2459-6259 ou pelo email edmar@agenciaorbium.com.br. Site: www.agenciaorbium.com.br