5W + 2H
por Daniel Portillo Serrano
11/01/2010

O 5W + 2H  (Se lê como "cinco w e dois h") é uma ferramenta utilizada para planejamento. Consiste na resposta de 7 questões, cujas palavras em inglês, começam com W e H: O Que: (What), Quando: (When), Por que: (Why), Onde: (Where), Como: (How), Quem: (Who) e Quanto: (How Much). Este instrumento pode ser utilizado como parte de um planejamento estratégico, ou isoladamente.

 

A ferramenta consiste, basicamente, de uma tabela onde são colocadas as respostas às 7 perguntas:

 

No que consiste o projeto (What)

 

Quando será efetuado (When)

 

Qual a razão ou o porquê do plano (Why)

 

Onde será realizado (Where)

 

Quem realizará o projeto (Who)

 

Como será realizado (How)

 

Quanto custará (How Much)

 

O Processo básico pode ser visto abaixo com um exemplo de um projeto para o desenvolvimento de um novo produto:

 

What

O que

Desenvolver uma nova linha de produtos para substituir a linha atual

 

When

Quando

A partir do terceiro trimestre de 2025

 

Why

Por que

Até lá a linha atual chegará ao estágio de maturidade e precisará ser substituída

 

Where

Onde

A nova linha deverá ser lançada em nível nacional

 

Who

Quem

A Responsabilidade será da área de Desenvolvimento de Produtos

 

How

Como

Através da criação de uma nova linha de produtos completamente novos

 

How Much

Quanto

O Orçamento para o projeto é de US$ 400 mil

 

É claro que o exemplo acima é muito básico e serve apenas para ilustrar o assunto. Um projeto de verdade prescinde de muitas laudas para cada um dos itens. Além disso, cada um dos itens poderá ter respostas ou descrições múltiplas, enquanto outros poderão ter uma descrição simples e única.

O ideal é construir uma planilha descrevendo funções e responsabilidades, visando a facilidade de acompanhamento do plano de ação.

 

 

Para Acessar outros artigos de Daniel Portillo Serrano, clique sobre o nome.

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .