Afaste a Crise da sua empresa
Por Paulo Araújo
25/03/2009

Caso fosse um vampiro bastaria colocar bastante alho nas portas e janelas, e pronto; a tal da crise ficaria longe do seu negócio. Mas essa solução pouco ortodoxa não vai resolver os problemas da sua empresa, a queda nas vendas ou o grau de confiança na economia.

Pode ter certeza que assim como tantas outras crises essa também passará e felizmente o Brasil nunca esteve com fundamentos tão sólidos quanto hoje para enfrentar a tempestade.

Longe de querer usar o famoso jargão - crise é oportunidade ? a verdade é que agora é hora de rever conceitos, buscar novas soluções e quem sabe sequer pegar um resfriado em um mundo com pneumonia.

A inovação não está somente na criação de produtos geniais, a verdadeira inovação está em rever e mudar processos, tornar sua empresa mais ágil, enxuta e principalmente lucrativa e para isso é preciso estar atento e rever os seguintes processos:

Administrativos ? agora é hora de aproveitar o momento e reduzir a burocracia e o emaranhado de processos administrativos que existem na sua empresa. Como? Uma dica simples: reúna sua equipe e faça um pente fino em processos, relatórios e controles. Faça a pergunta: Agrega valor? Este relatório vale a pena preencher, alguém lê, esses dados servem para quê? Duvido que com essa perguntinha mágica você não reduza a burocracia da sua empresa.

Logística ? nunca a logística foi tão importante e valorizada dentro das organizações. Faça benchmarking, pesquise e investigue toda e qualquer empresa que tenha um sistema de entrega mais eficaz que o seu. Lembro que não precisa ser necessariamente uma empresa concorrente ou do mesmo ramo, mas sim empresas que usam sistemas de entrega e distribuição parecidos com os seus. Arregace as mangas e torne-se o melhor nessa área!

Finanças ? o sistema tributário brasileiro é confuso, cheio de distorções e muda o tempo todo e infelizmente são poucos os contadores que prestam um serviço de consultoria contábil e acabam se tornando apenas processadores de notas e folhas de pagamento. É muito comum empresas pagarem mais impostos do que devem. Estimule o pessoal da contabilidade a encontrar novas soluções tributárias. É incrível a quantidade de empresas que não sabem como utilizar o crédito do ICMS, por exemplo.

Produção ? mais do que nunca é preciso fortalecer e utilizar as técnicas da Gestão pela Qualidade Total, BSC, entre outras para fazer valer a filosofia da melhoria contínua. Como não existe nada tão perfeito que não possa ser melhorado, pode ter certeza que em algum ponto o seu processo produtivo pode ser aprimorado.

Recursos Humanos ? ao invés de pensar em reduzir a folha de pagamento crie novas políticas e metas para que as pessoas possam ganhar mais. Adote um plano onde a meritocracia tenha vez na sua empresa. Aqueles que contribuírem com idéias que realmente reduzam custos, diminua desperdícios ou aumente a lucratividade devem ser premiados pela iniciativa e digo mais, premiado em dinheiro. Assim a sua caixinha de sugestões vai voltar a virar moda!

Vendas e atendimento ? em tempos de vacas magras, medo de perder o emprego e de criar novas dívidas é preciso estar bem preparado para fisgar os clientes, ser melhor do que a concorrência e não perder vendas. Revise a sua política comercial, sua linha de produtos, crie novas promoções e concentre-se naquilo que a sua empresa faz de melhor. O mercado pode diminuir de tamanho, mas a sua fatia do bolo pode ser maior do que foi no passado.

As observações acima podem ser óbvias demais, mas é exatamente o que você deve fazer para manter a crise o mais longe possível da sua empresa. Reúna a equipe, seja transparente e exponha a situação de forma detalhada. Crie um verdadeiro front de batalha contra os maus resultados, faça com que todos participem se sintam úteis e pró-ativos. Não deixe de forma alguma a moral cair ou a indústria dos boatos funcionar. Momentos de crise unem as pessoas, fortalecem os laços, criam um sentimento de que todos podem fazer algo para ajudar.

E quando os bons tempos voltarem a sua empresa estará um passo a frente dos concorrentes que ficaram lá atrás esperando escondidinhos a tal da crise passar.

Paulo Araújo - palestrante e escritor. Autor de Motivação - Hoje e Sempre (editora Qualitymark), entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br