Atitudes Corretas - Vendedores Campeões
Por Maria do Rosário Martins da Silva
25/01/2007

O sucesso em vendas nasce no próprio interior do profissional, da paixão pelo que faz e vende, e da sua forma de encarar o mundo. Nasce, principalmente, da convicção de que a empresa precisa de seus clientes para sobreviver. Muitos vendedores perdem venda apenas por não perceberem que o sucesso não surge com um passe de mágica, e sim, com muito trabalho e dedicação. Todos devem conhecer aquela velha frase que diz: “Sucesso é 5% de vocação e 95% de transpiração”. Portanto, vender é ter uma crença muito forte no que se faz, é acreditar que o seu produto ou serviço é o melhor que você pode oferecer ao cliente. O que diferencia o profissional de vendas campeão dos vendedores amadores, são suas atitudes perante a empresa, produto, clientes e fornecedores. É necessário que ele tenha em mente duas coisas básicas para trabalhar na área de vendas: Primeiro, é que todo cliente almeja ser tratado como gente! De que adianta você estar convencido do que vende, ter aquele conhecimento invejável e competência técnica para falar das características de seus produtos ou serviços, se não souber criar confiança com quem se relaciona? Quando duas pessoas se aproximam, elas mantêm, primeiramente, um contato de olhos. Nesta hora o vendedor deve conseguir estabelecer um clima amistoso, tendo atitudes positivas como, sorrir com os olhos, ouvir com empatia e encantar com ações cativantes. Em segundo lugar, é que a primeira coisa que o profissional vende é sua imagem. Cuidados básicos com relação ao vestuário, higiene pessoal, expressão corporal e facial, otimismo e autoconfiança são fundamentais para o profissional de vendas! Portanto, cuidar destes dois itens é importantíssimo para se obter sucesso no que faz! Se você deseja conquistar clientes e lucros para os seus negócios, deve saber que existe uma grande diferença entre o cliente comprar determinado produto e o vendedor vender o mencionado artigo. Ninguém compra o produto pelo produto, mas sim, os benefícios que encontrarão nele. Aprenda rapidamente o que você pode oferecer, além das características do seu produto, vendendo soluções para seus clientes, entendendo quais as vantagens que ele terá em adquiri-lo em sua empresa, e não no concorrente. Não existe nenhuma fábrica que produza vendedores campeões, mas se você deseja vender como eles, comece a aprender algumas atitudes vencedoras que ajudam a virar o jogo, fazendo de perdedores de vendas em verdadeiros campeões que atingem suas metas, dobram seus resultados e chegam ao topo do sucesso. Aqui vão algumas dicas para melhorar suas atitudes e ser um verdadeiro campeão em vendas. Conheça-as, pratique-as e tenha sempre em mente 4 C’s que os ajudarão a conquistar sucesso: CONVICÇÃO, CONFIANÇA, CARÁTER e CRIATIVIDADE.
1) ACREDITE EM VOCÊ E DECIDA QUE VAI VENCER: Vender é você acreditar: Em Deus que lhe deu saúde e inteligência, e em você por já ter sido um campeão ao vencer a corrida da vida quando foi concebido. Lembre-se que teve que lutar contra um batalhão composto de milhões de espermatozóides a uma velocidade média de 2 a 3 milímetros por minuto, na maior competição natatória do mundo. Por que vai querer ficar em segundo ou terceiro lugares agora? Sucesso ou fracasso? A decisão é sua, ninguém tem essa resposta, porque somente você poderá decidir que vai vencer e acreditar que a vitória começa com uma firme determinação e crença no que irá realizar.
2) ALIMENTE SUA MENTE COM PENSAMENTOS VENCEDORES: Se você semar em sua mente pensamentos positivos, fatalmente eles brotarão. O que se planta é o que se colhe! Tenha pensamentos vitoriosos, otimistas e confiantes. Regue-os todos os dias com suas crenças e convicções. Lembre-se, antes de creditar, é necessário acreditar!
3) AFASTE-SE DE PESSOAS PESSIMISTAS: Estas pessoas são eternos derrotados, pois vivem como urubus torcendo pelo fracasso dos outros. Derrotados, pensam que nunca alcançarão o sucesso, adiando a sua felicidade e empatando a dos outros. Cerque-se de pessoas felizes, otimistas e de bem com a vida. Os perdedores irão querer sempre que você os compreenda e aja como eles. Você não querer ficar no final da fila, não é mesmo?
4) TENHA METAS E OBJETIVOS: “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve!” Para se ter uma definição clara do que deseja alcançar, é necessário definir suas metas (sua intenção geral e o caminho básico para se chegar ao destino desejado) e seus objetivos (ações específicas mensuráveis, que constituem os passos para se atingir as metas). Coloque-os no papel, pois quando escritos transformam-se em compromissos que você assume com você mesmo. Objetivos sem ação não têm valor. Procure sempre os melhores caminhos que farão você alcançá-los.
5) SEJA ENTUSIASMADO COM O QUE FAZ: O entusiasmo vem de dentro, é uma energia que vem do seu interior. Ele o empurra para frente, motivando-o a buscar o que se deseja, com garra e determinação. Aja diariamente com entusiasmo, olhando para seus clientes diretamente nos olhos, falando com o corpo, mantendo uma voz firme e cabeça erguida. Cumprimente seu cliente com firmeza passando para ele sua energia e confiança. O vendedor de sucesso gosta do que faz e o faz com paixão. Com isto, transmite energia positiva aos clientes que, conseqüentemente, acreditam nele e sentem-se seguros e confiantes em suas mãos. Aumente seu entusiasmo, concentrando seu pensamento e esforços nas vitórias e realizações pessoais que obteve. Se você não gosta do que faz, procure outra profissão. E então, o que você está esperando: O tempo passar? O Milagre acontecer? O sucesso cair do céu? Clientes batendo em sua porta? Que tal mexer-se e correr em busca de sua vitória, começando a agir ao invés de ficar reclamando que não tem sorte???

Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com