Atitudes Positivas no Trabalho
Por Maria do Rosário Martins da Silva
03/10/2009

Ao fazermos parte de uma organização, passamos grande parte do nosso tempo lidando com pessoas tais como nossos superiores, colaboradores, colegas de trabalho, clientes e fornecedores. Todos dependem direta ou indiretamente de nossos serviços. Porém, muitas vezes ficam prejudicados por causa de algumas atitudes que colocam em risco a reputação e o relacionamento entre todos.

Pessoas que não entendem o verdadeiro sentido da palavra serviço, podem prejudicar a todos na empresa, e, conseqüentemente o cliente final. Tarefas por terminar, atendimento ruim, desinteresse, falta de parceria, conflitos e inveja são apenas algumas coisas que podem interferir no resultado final esperado por todos.

Existem algumas atitudes que, quando são entendidas e colocadas em prática, fazem toda a diferença no campo profissional e pessoal. Ao lidarmos com pessoas, devemos cuidar para que nossas relações sejam as melhores possíveis, transformando nosso local de trabalho em um ambiente prazeroso.

Alguns exemplos dessas atitudes positivas serão apresentados aqui e se cada um começar a mudar seu comportamento ou pelo menos observar como tem agido, já estará fazendo uma grande diferença. A primeira delas é a PARCERIA, principalmente quando diversas pessoas trabalham em um mesmo local. Portanto, os objetivos devem ser os mesmos, e ajudar um colega a resolver um problema é uma atitude que só traz benefícios a todos. Outra atitude é o RESPEITO com aquelas pessoas que entram na empresa e se sentem inseguras no primeiro dia de trabalho. A melhor coisa que se pode fazer nesse momento é oferecer ajuda e mostrar como é a empresa, dando-lhe suporte no que for necessário. Quem chega a um lugar pela primeira vez já encontra o grupo formado e isso pode intimidá-lo a se aproximar e pedir ajuda. Portanto, prontificar-se a isso é uma bela atitude que só faz bem e traz segurança para o novo colega. A próxima atitude é essencial para o sucesso de todos, pois trata-se da ÉTICA, principalmente quando se trabalha diretamente com clientes externos e fornecedores. Respeitar os princípios morais, éticos, sexuais, sociais e religiosos requer ações que solidificam as relações. Toda empresa deve estar balizada em uma política de qualidade que envolva os valores e crenças, devendo os mesmos serem de conhecimento dos integrantes da empresa.

É necessário também ter COMPROMETIMENTO que passa por diversas atitudes que vão desde o respeito com as pessoas até a consciência em não desperdiçar os materiais da empresa, contribuindo com ações como pegar um clips no chão ou economizar materiais. O desperdício diário poderá acarretar em custos ao final de um dia, mês ou ano, e todos devem estar conscientes de sua responsabilidade com a empresa e o meio ambiente.

É necessário para um bom trabalho ter uma boa DISCIPLINA, para que tudo esteja organizado na empresa. Ser disciplinado significa cumprir os horários estabelecidos, ter os materiais organizados, trabalhar de forma a não prejudicar as tarefas dos colegas e atender bem aos clientes, colocando-se à disposição para ajudar em caso de alguma dificuldade.

Por fim, a atitude positiva que se pode ter para ter sucesso no trabalho é a TOLERÂNCIA, respeitando as limitações das outras pessoas, não se achando o melhor em tudo. Saber conversar como todos os tipos de pessoas e respeitar a todas as idades, além daqueles que têm alguma dificuldade, ajudando-os sempre que possível.

Segundo W Clemente Stone, “Há pequenas diferenças entre as pessoas, mas essa diferença faz uma grande diferença. A pequena diferença é a atitude. A grande diferença é se a atitude é positiva ou negativa”. Praticando atitudes positivas, podemos tornar nosso ambiente de trabalho agradável, e ganharemos confiança e transformaremos essas horas em momentos crescimento profissional e pessoal.

Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com