Como me Preparar para uma Feira?
21/07/2009

Avalie sempre as eventuais vantagens e adequação de uma feira, pois:
- serve de abertura de mercado a curto prazo;
- serve de local neutro para contato entre vendedor e comprador;
- atrai uma grande concentração de compradores;
- possui ambiente propício e descontraído para vendas;
- ajuda a achar novos canais de distribuição e ou representantes;
- reforça os atuais distribuidores e/ou agentes;
- permite estudar e analisar a reação do consumidor sobre os produtos expostos;
- ajuda a gerar nova demanda;
- ajuda a conhecer os "segredos" do setor de interesse.

Aprenda também a:
- analisar a adequação do produto à feira e vice-versa;
- definir metas;
- verificar a idoneidade e confiabilidade do evento;
- verificar qual é o público-alvo do evento;
- verificar seu orçamento para participar do evento;
- analisar a feira (serve para o meu produto?);
- verificar o tipo de feira (se é especializada ou aberta demais);
- analisar o mercado que a feira cobre;
- analisar seus objetivos;
- verificar e estudar as atribuições da organizadora da feira.

Para que você obtenha um retorno positivo na participação de sua empresa em uma feira:
- escolha um coordenador de seu stand;
- defina uma equipe de trabalho para atuar no estande;
- defina o tipo de seu estande (montagem básica ou especial), layout e sua localização/posição;
- selecione e contrate uma montadora de estandes com experiência;
- peça à montadora a planta baixa e a perspectiva do estande (maquete só em último caso, quando for absolutamente necessário, pois seu custo é elevado);
- tome ciência do regulamento da feira, pois este não pode ser alterado;
- defina como apresentar o produto (displays, vitrines, suportes etc.);
- escolha os manequins;
- verifique a iluminação, que deve ser excelente;
- contrate equipe de jardinagem (plantas e flores) para dar um ar moderno e bonito ao estande;
- verifique a necessidade de som ambiente e eventualmente a utilização de imagens;
- se necessário, contrate serviços de bar e serviços de buffet;
- faça um orçamento para participar da feira (estande, pessoal, treinamento, material de exibição, divulgação e promoção);
- defina as pessoas e/ou empresas a serem convidadas;
- treine todos os envolvidos para atender bem ao visitante.

Divulgue a sua participação na feira por meio de:
- mídia eletrônica e/ou impressa;
- mala direta;
- telemarketing;
- visitas pessoais;
- Internet;
- agendamento de encontros;
- revistas e jornais especializados;
- propaganda cooperada (sua empresa e seu fornecedor juntos);
- guia da feira.

Para finalizar:
- acesse sempre a sala de imprensa para despertar a atenção de jornalistas para o seu estande;
- ministre palestras em seminários paralelos à feira;
- exponha seus produtos no mostruário da feira.

Fonte: Site SEBRAE-SP