Como montar um cadastro de clientes?
21/07/2009

Idealmente, podemos montar um banco de dados utilizando-se das ferramentas de informática, ou então podemos iniciar a montagem de um banco de dados de forma bem simples, montando fichas de clientes, por exemplo. Porém, a importância fundamental de se montar um banco de dados é gerenciar o relacionamento com seus clientes.

O mais importante é valorizar o conteúdo da informação. O foco do trabalho está em disponibilizar os dados para a empresa e, além disso, diferenciar seus clientes e manter os relacionamentos de acordo com a sua importância para a empresa.

O conceito que está por trás da elaboração de um banco de dados é entender que os clientes não são iguais. Podemos considerar as seguintes diferenças:

- estágios de vida diferentes;

- dados demográficos (sexo, idade, estado civil, religião, raça etc.);

- dados psicográficos (mesma família, mesmo grau de escolaridade, faixa de renda, moram sozinhas, hábitos de lazer etc.);

- dados transacionais (assinantes de jornais, revistas, tv a cabo, cartão de crédito utilizado etc.);

- comportamentos diferentes; - Necessidades de consumo diferentes; - hábitos de consumo diferentes;

Portanto, clientes diferentes entre si, geram rentabilidades diferentes também. Clientes merecem tratamentos diferentes. O importante é registrar a informação e utilizá-la sempre e de acordo com as estratégias e objetivos da sua empresa.

Fonte: Site SEBRAE-SP