Como se comunicar bem
Por Wagner Campos
30/05/2009

A comunicação é algo tão imprescindível que há fatos históricos comprovando que os grandes estrategistas venceram guerras utilizando um excelente aproveitamento da comunicação em seu favor, junto aos liderados, ou de forma estratégica, valendo-se da distorção da comunicação para causar pânico aos inimigos.
Pensando de forma corporativa, a comunicação pode causar situações semelhantes. Pode ser responsável pelo sucesso dos projetos e motivação das equipes, como também pelas dúvidas, atritos e não conclusão das atividades mal delegadas.
Segundo o Prof. David Norton, da Harvard Business School, 95% dos funcionários têm dificuldade de absorver planos inovadores da diretoria da empresa. Isso, em geral, resulta da falha na comunicação corporativa.
É importante não se esquecer de três princípios essenciais a uma boa comunicação:
Primeiro: Seja Objetivo. Fale somente o que realmente importa na mensagem.
Segundo: Seja Claro. A falta de clareza compromete os resultados.
Terceiro: Seja Preciso. Compare, cite prazos exatos, defina as metas categoricamente.
Diferentemente do que se imagina, comunicar-se de forma eficaz não significa ter um vocabulário invejável, dizer palavras bonitas e possuir uma voz de locutor de rádio. Ter uma comunicação eficaz e elogiável nada mais é do que ser entendido perfeitamente. Lembrar-se de que comunicação não é o que se diz e sim o que o interlocutor entende.
Devemos observar também que a comunicação não é avaliada apenas pelo que falamos ou ouvimos, mas pela forma com que nos expressamos e gesticulamos, ou seja, por nosso comportamento e atitude.
Irei sugerir algumas dicas para que você tenha oportunidade de melhorar sua comunicação em reuniões, apresentações e até mesmo em conversas informais junto aos amigos.
Situações a serem EVITADAS:
 Falar muito baixo ou alto demais, muito rápido ou excessivamente devagar.
 Respirar rapidamente de forma a prejudicar sua dicção.
 O excesso de vícios de linguagem como: né, tá, então, tipo assim, percebe...
 Mencionar termos técnicos a pessoas que não têm capacidade para entendê-los.
 Ajeitar a gravata, cabelos ou óculos durante uma apresentação, palestra ou reunião.
 Ficar olhando para o chão ou o teto.
 Movimentar as mãos excessivamente, ou colocá-las nos bolsos ou cintura.
 Falar sobre o que não conhece.

O que você DEVE fazer:
 Ter habilidade para ouvir e interpretar.
 Saber distinguir o momento oportuno para enviar a mensagem.
 Desenvolver a percepção e identificar se está ou não agradando e o que mais chamou a atenção durante o processo de comunicação.
 Reforçar as palavras de ação.
 Desenvolver a autoanálise constantemente.
 Criar um clima de receptividade e confiança.
 Administrar o conflito interpessoal.
 Ter habilidade para dar e receber feed backs.
 Manter-se atualizado.
 Utilizar-se do Feed back.
 Usar a empatia compreendendo o ponto de vista do interlocutor.

Enfim, para se comunicar de forma eficaz é preciso saber ouvir, analisar, interpretar e agir. Deve-se possuir um perfeito planejamento do que se deseja transmitir, quais atitudes serão tomadas em caso de imprevistos e como conseguir fazer com que as pessoas envolvidas, não apenas entendam a mensagem, mas também a transmitam com o mesmo conteúdo originalmente elaborado.

Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de 12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma, Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato: wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19) 3702.2094 – 98128.6818.