O Complexo Humano
Por Wagner Herrera
23/06/2009

“O homem é produto de suas escolhas, nem mais nem menos”.

O ser humano é um ente estruturado em várias dimensões interdependentes e conectadas a um todo maior, em sintonia e sincronia permanentes, algo mais complexo que simplesmente corpo e alma. À parte das considerações filosóficas, científicas e religiosas somos um ser com uma missão pretensa a realizar. Em nosso entendimento, isso só é factível se nossos centros de energia ou núcleos de resultados, se assim o preferirem, estiverem fortalecidos. Núcleos estes, energizados pelas interações do indivíduo com o meio ambiente. Estes núcleos de resultados dependem do equilíbrio que o indivíduo consegue dos diversos centros de energia interior.

Quando analisado sob os enfoques cognitivos e comportamentais os seres humanos apresentam grandes variações nos resultados obtidos em função de sua educação, cultura, alimentação, competências, etc. Tais centros de energia se convenientemente ativados, proporcionam ao indivíduo rendimentos superiores em seu desempenho.
Somos instados a atender inúmeras demandas de “saúdes” que se nos apresentam e clamam por realizações e equilíbrio, senão vejamos:

- Saúde Física: somos seres movidos à energia, mas temos que produzi-la por meio dos insumos que ingerimos e metabolizamos. Insumos de qualidade na dosagem certa e balanceamento apropriado conduzem a um maior rendimento, pois nosso corpo físico é o ‘equipamento’ que dispomos para empreender tudo o mais em nossas vidas. Assim, devemos eliminar os vícios e excessos perniciosos ao corpo como tóxicos, certos alimentos e hábitos prejudiciais como horários inadequados, longas jornadas específicas, sedentarismo, gula..., e priorizar alimentação correta, aliás muitos de nós se alimentam bem, porém se nutrem mal. Nosso corpo é o meio pelo qual podemos manifestar toda nossa essência. O que você anda fazendo para manter seu corpo saudável?

- Saúde espiritual / mental: a mente é um órgão virtual que concentra a verdadeira essência do ser humano, construindo nossa paz de espírito, pensamentos edificadores, equilíbrio mental, o Eu transcendental, tudo relacionado com o auto-desenvolvimento do Ser. O conjunto de arquivos mentais (memória, experiências, conhecimentos), mecanismos comportamentais (personalidade, caráter, etc.), mecanismos de atuação (inteligência, habilidades, atitudes, etc.), a estrutura relacionada com o Eu interior (paz de espírito, Eu transcendental). O que você anda fazendo para manter sua paz de espírito, seu amor próprio? O que está fazendo para entrar cada vez mais em contato com o seu coração e sua mente?

- Saúde emocional / sentimental: relacionada ao equilíbrio psicológico pelo controle das pressões do meio e relacionamentos pessoais de ordem afetiva.

- Saúde Intelectual: vivendo numa sociedade altamente competitiva e numa época de transformações aceleradas somos compelidos a investir no aprendizado, posto que a mudança seja inevitável, mas o crescimento é opcional. Está relacionada ao aprendizado, conhecimento e capacitação, o desenvolvimento pessoal em nossa área de interesse e, nas várias áreas do conhecimento humanos, buscando o Eu eclético, holístico. Quantos livros você tem lido? Tem feito ultimamente algum curso relacionado a qualquer área do conhecimento? Tem ido ao teatro, concertos, cinema?

- Saúde social: Aristóteles já pregava que o homem é um animal social e a popularidade do indivíduo reflete seu grau de sucesso no relacionamento social. Relacionada com as comunidades em particular e a sociedade como um todo às quais pertencemos como funcionário, cidadão, agremiado, dosando a participação e o convívio na medida ponderada, suficiente e necessária, construindo nossa rede de relacionamentos (network). A rede de relacionamentos deve ser construída e mantida a qualquer esforço (voluntariado, participação em associações, contatos freqüentes nos vários grupos sociais). O que você tem feito para viver numa sociedade mais justa? Tem doado seu tempo ou amor a alguma instituição de caridade? O que tem feito para ajudar o próximo?

- Saúde familiar: A família é a célula básica do tecido social. Dela recebemos afeto, valores e ensinamentos que formarão a base de nossa cultura, educação e comportamento. O núcleo familiar fornece a energia afetiva que nos revigora cotidianamente. Está relacionado aos relacionamentos familiares. Como você tem tratado os familiares próximos de você? O que o está impedindo de ter um relacionamento mais afetivo e harmonioso com todos os seus familiares?

- Saúde profissional: construir uma carreira requer esforço, denodo, disciplina e, na atual conjuntura de grande escassez de vagas no mercado de trabalho a edificação da empregabilidade se torna mandatória pelo cumprimento das obrigações, investimento na carreira (empregabilidade), buscando a eficiência, a eficácia e a efetividade no desempenho superior das atribuições. Você está na profissão que deseja? Você sabe qual o seu objetivo e o que você realmente quer? Pretende crescer na profissão que está? Qual é a motivação (motivo para ação) que o faz estar nesta profissão?

- Saúde financeira: o paradigma capitalista prega que o indivíduo deve ganhar dinheiro para ter um lugar de destaque na sociedade, alguns até dizem que dinheiro não traz felicidade, mas manda buscar. Está relacionada ao sucesso em qualquer campo da atividade humana e as demanda imperativas por recursos de toda ordem, pois o dinheiro propicia conforto, segurança, status, etc. e está relacionado com a gestão eficiente das finanças (poupança, investimentos, controle...) que obriga-nos a planejar os ganhos auferidos na atividade profissional, os investimentos e a contenção do supérfluo e do inútil. Você tem planejado como vai poupar dinheiro para o futuro? Aonde tem investido o seu dinheiro? Tem uma planilha de gastos e lucros?

- Saúde ecológica: Relacionada com a natureza, o planeta impõe-nos uma participação consciente e utilização criteriosa dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente, exercendo assim, a responsabilidade ambiental. Cenários futuros da vida no planeta nos confrontam com aspectos assustadores, a natureza não reclama, ela se vinga! É premente o cuidado com a natureza a partir do ambiente em que vivemos. Não se pode mais esperar pelas ações alheias, devemos todos começar já. O que você tem feito para viver em harmonia com a natureza? O que você tem feito para cuidar do meio-ambiente?
Escolha ter caráter, ser cidadão, civilizado, companheiro, consciente, correto, pois “o caminho mais grandioso para viver com honra neste mundo é ser a pessoa que fingimos ser”. (Sócrates)

Lembra-te quando foi a última vez que:
• Fez exercícios físicos... Alimentou-se de maneira correta por um bom período de tempo... Não cometeu exageros?
• Deu longas caminhadas numa praia ou parques em boa companhia?
• Admirou o pôr do sol... Fez uma viajem de férias... Escutou seu CD favorito...?
• Leu o último best seller ou um clássico da literatura...visitou um museu...foi ao teatro...assistiu à um concerto?
• Visitou parentes distantes? (não vale no Natal)
• Amou alguém intensamente?
• Reuniu-se com seus colegas de escola ou a turma do bairro ou os amigos da juventude?
• Economizou metade do salário... Fez poupança para adquirir um bem almejado?
• Participou de congressos... Fez um curso dirigido à sua área... Leu um livro técnico?
• Plantou uma árvore... Participou de um mutirão ecológico?
• Fez algo que não devia, mas queria muito?

Pois é dessa forma que “recarregamos nossas baterias” – nossos centros de energias que nos capacitarão à melhores resultados no desempenho geral.

Difícil é construir e executar essa agenda, porém necessária, diria imprescindível. Temos que ser determinados, persistentes na busca da maximização de nossos núcleos de resultados.

Wagner Herrera é Graduado em Ciência da Computação e Engenharia de Producao na Universidade Mackenzie (SP) e pós-graduação em Administração Estratégica no IESC- Instituto de Ensino Superior Camões (Ctba-PR)