Confiança é a Palavra Chave!
Por Gilclér Regina
22/10/2007

“Quando há confiança, nenhuma prova é necessária... Quando não há, nenhuma prova é possível”. Provérbio chinês.

A sabedoria chinesa nos dá essa forma de pensar sobre credibilidade e toda empresa ou profissional no decorrer dos anos consegue ganhar a confiança de seu público maior e decisivo: clientes, funcionários e fornecedores.
Diante de eventuais problemas ou infortúnios, basta um gesto, uma palavra... Dispensam-se argumentos e provas.
Confiança é a palavra chave de quem acredita no seu negócio independentemente da situação, seja ela de crise ou não. Lembro aqui o pensamento de Sam Walton, o fundador da rede Wal Mart, atualmente a maior empresa do mundo com faturamento no seu último balanço de 300 bilhões de dólares.
Em plena crise americana ele disse: “Ouvi falar muito em recessão ultimamente, fiz uma reunião com minha diretoria e resolvemos não participar”.
O drama que as empresas enfrentam é decorrido por falta de planejamento, de um plano de ação. Daí decorre a inadimplência, a falta de pagamento, a falta de comprometimento das equipes, o não cumprimento de prazos, o não cumprimento de metas... E tudo está relacionado com confiança ou a falta dela.
No caso financeiro é inegável que se torna vital o planejamento, a organização. Mas o sentido maior do sucesso em vendas é ter o foco do negócio centrado no cliente. Ele é o bem maior.
O bom vendedor e mesmo o perfil do empresário que se destaca passa por uma exata medida das coisas... Só acrescenta o que é essencial e decisivo para o sucesso. Quando produtos ou serviços aparecem com excesso de maquiagem, o consumidor desconfia.
Por outro lado, muitas empresas acreditam que fornecer produtos e serviços continuamente melhorados, a preços competitivos, seja o suficiente. Não é. Tem que ter um pessoal comprometido com o negócio, vibrante com aquilo que fazem e isso causa um impacto, uma diferença que concorrente nenhum consegue entender o sucesso do adversário.
Não contemple o céu do fundo do poço. O maior desafio do profissional de vendas é o exercício permanente de sempre conseguir enxergar uma mesma oportunidade ou mesmo problema sob um novo ângulo de visão. Afinal, o céu é redondo e sempre do mesmo tamanho para os que não conseguem sair de dentro do poço.
Lembre-se, vender é o negócio mais fácil do mundo se você der duro... E é o negócio mais duro do mundo se você der mole!
Os maiores fracassos em vendas passam pela incapacidade das pessoas ouvirem a história toda, com paciência e tranqüilidade... Depois podem refletir, formar sua opinião e partir para o ataque. E na forma divina da criação fomos feitos exatamente com uma boca e dois ouvidos.
Lembrando ainda sobre o mercado, a vida não promete segurança – ela assegura oportunidades. Para a maioria das empresas, gestores e pessoal de vendas falta sensibilidade para percebê-las. E elas passam rápido demais.
A preocupação nunca vence o destino. Quem age assim consegue uma boa úlcera ou até mesmo uma boa depressão.
Coloque sua energia e confiança a serviço de suas vendas, melhoria do foco do seu negócio, organização de seu banco de dados, seu cadastro, seus contatos, seu planejamento... Depois é só correr para o abraço!
Charles Revlon, fundador da famosa marca de cosméticos que leva seu nome disse: “Nas fábricas nós produzimos cosméticos, nas lojas nós vendemos esperança”.
Aproveite esta leitura e pergunte-se: “O que estou produzindo? O que estou vendendo?”
E um último lembrete: Sucesso profissional ou empresarial é lucro, é notoriedade... Sucesso pessoal é ser feliz. Felicidade é o lucro da vida!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br