Cuide de Sua Carreira e Faça a Diferença no Mercado de Trabalho
Por Maria do Rosário Martins da Silva
02/01/2008

Algum dia você acordou com a sensação de que não tem sorte no emprego, sentindo-se infeliz e desmotivado? Sentiu-se injustiçado por estar trabalhando há anos em um cargo na empresa sem ser reconhecido? Saiba que esse é um sentimento que faz parte de milhares de profissionais em todos os lugares. Algumas angústias podem ser consideradas naturais, pois injustiça e protecionismo todos nós sabemos que fazem parte do mundo profissional. Porém, algumas questões devem ser repensadas quando falamos em carreira.

Há algumas décadas atrás, bastava ter um curso de segundo grau, conhecimento em informática, e o emprego estava garantido por muito tempo. Com o passar dos anos, as empresas foram se modernizando, a concorrência aumentou vertiginosamente, trazendo como conseqüência a necessidade de mudanças no perfil de seus colaboradores. Clientes cada vez mais exigentes, fim do produto como único meio de sobrevivência e início da era da prestação de serviços. Essas mudanças trouxeram uma enorme necessidade de ações para que, tanto as empresas quanto os profissionais se mantivessem no mercado. A maior delas se encontra exatamente mudança do perfil das pessoas que trabalham nessas empresas.

O mercado de trabalho atual exige alguns requisitos importantes que devem ser observados por todos que desejam fazer a grande diferença como profissional. Abaixo, encontram-se apenas alguns deles. Esteja atento, pare de reclamar e faça a grande diferença no mercado de trabalho.

1) Conhecimento: Como já foi dito, não basta apenas ter um diploma, e sim, buscar cada vez mais novas formas de diferenciação, técnicas atuais modernas e multiplicidade de conhecimento, uma vez que as empresas buscam resultados. Portanto, funcionário que não traz lucro ou clientes para dentro das organizações não é interessante para a mesma.

2) Perfil Empreendedor: O profissional não deve se enxergar mais como um mero empregado da empresa, e sim como um sócio, fazendo tudo como se aquele empreendimento fosse seu. Buscar aprimorar características empreendedoras que são a persistência, visão de futuro, criatividade, planejamento, identificação de oportunidades, entre outras, para fazer a diferença como profissional.

3) Rede de Contatos: De acordo com pesquisas, mais de 50% da colocação de profissionais no mercado são feitas através da indicação de amigos ou profissionais reconhecidos. Portanto, criar e manter uma boa rede de contatos é a chave mágica que consegue abrir diversas portas. É possível fazer um bom network participando na sociedade, fazendo amigos, sendo simpático, receptivo e disponível para os outros. Manter-se atualizado sobre os eventos e participar intensamente de cursos, seminários, congressos, são algumas formas certeiras de ser conhecido e reconhecido.

4) Comunicação: Não dá para pensar em um profissional que não se comunique tanto verbalmente quanto de forma escrita. Pessoas tímidas, que não conseguem se expressar em público, ficam esquecidas quando essa habilidade é necessária. Terão sucesso profissional aqueles que tiverem capacidade de apresentar projetos, conversar com diversas pessoas e comunicar-se com qualidade e desprendimento. Outro item que deve ser observado é a comunicação escrita, tendo capacidade de redigir e expressar-se da melhor forma possível.

5) Auto-Estima e Motivação: Quem anda cabisbaixo, sentindo-se a pior das criaturas e injustiçado, correrá o risco de, no mínimo, de bater a cabeça em um poste. Amar-se profundamente, ter uma motivação para a vida e buscar a felicidade sem depender dos outros para que isso ocorra, é necessário para que a pessoa enxergue o mundo com outros olhos. Fracassos sempre existirão em todas as áreas, mas não devemos desistir de nossos objetivos pessoais e profissionais.

Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com