Eles Tiveram Sorte na Carreira? Qual o Segredo de quem chega lá
Por Inácia Soares
14/08/2009

É comum olharmos para alguns profissionais e sentirmos um pouco de inveja pelo sucesso deles. Mas essa sensação costuma passar rápido, porque concluímos que eles tiveram muita sorte! De volta à vida normal investimos nosso tempo em sustentar as rotinas que tanto nos incomodam. Levantamos cedo e vamos trabalhar – naquela empresa da qual tanto falamos mal, atendemos aos meus clientes que tanto nos incomodam, conversamos com os mesmos colegas a quem sempre desejamos dizer umas verdades, enfrentamos o mesmo trânsito caótico de todo dia... Enfim, por mais angustiantes que elas sejam, temos que admitir que adoramos nossas rotinas!
Quando nos incomodamos com coisas pequenas, tomamos atitudes rapidamente. Se um pernilongo fica zunindo em nosso ouvido, damos tapas, socos e pontapés, mas não aceitamos o bichinho por perto. Se estamos com a janela do carro aberta e começa a chover, fechamos para não ficar ensopados. Quando notamos uma fila menor no supermercado, seguimos para ela. Esperar mais pra quê? Porque conseguimos tomar apenas as pequenas atitudes e deixamos as grandes para depois ou nunca?
Não conheço um profissional que tenha alcançado o sucesso na carreira sentado na varanda esperando a sorte passar. E que não se confunda sucesso com fama. A fama pode aparecer do nada e ir embora no mesmo trem, mas deixando um rastro de oportunidades ou de buracos para trás. Mas também conheço muitos profissionais que não ficam parados, mas que não acertam em suas escolhas. Diante disso, qual o melhor caminho? O seu, já lhe digo! E que caminho é esse, é o que muitos se perguntam. Nasci pra quê? Tenho vocação pra quê?

Inácia Soares, jornalista e apresentadora do programa Mesa de Negócios, o mais antigo da TV mineira, exibido na TV Horizonte, professora do MBA Pitágoras, palestrante e coautora dos livros “Emoção, conflito e poder nas organizações” (Editora Com Arte/2009) e “Do Porteiro ao presidente” (Editora Com Arte/2009).
inaciasoares@mesadenegocios.com.br