Empresas Lucrativas - Um Modelo de Gestão
Por Ivan Postigo
04/06/2010

A pergunta que mais fazemos quando nos deparamos com uma empresa lucrativa é : Qual o segredo dessa empresa ?
Por que esse empreendimento tem sucesso, mesmo enfrentando forte concorrência ? Sabemos que é difícil encontrar uma empresa que seja uma ilha, que esteja sozinha no mercado .
O que faz com que os negócios andem bem, que coloquem seus produtos no mercado e, contas feitas, obtenham lucro?
Uma empresa não é lucrativa, porque produz bem, a baixos custos, ou porque tem uma boa equipe de vendas , ou porque tem boas relações com o banco A ou B , ou.......ou.........
A empresa lucrativa é lucrativa simplesmente porque substituiu o “ou “ pelo “e”. Produz bem a baixos custos e tem uma boa equipe de vendas e tem boas relações bancárias e tem uma equipe coesa e tem um foco e tem uma mensagem aceita por todos e tem uma missão e tem uma visão.
Ainda hoje encontramos empresas que querem ser lucrativas via redução de gastos , controlando copinhos de café e caneta , negligenciando um bom sistema de gestão de chão de fabrica , as técnicas de planejamento e controle de produção , a contabilidade de custos , as relações com o mercado , as técnicas de controladoria e gestão financeira.
Quanto mais consciente estiverem os colaboradores e gestores da empresa da necessidade de inter-relações das áreas maiores serão as chances de lucratividade desse empreendimento, pois as inter-relações e a sintonia destas despendem da divulgação da visão, motivo pelo qual foi criada a empresa, divulgação da missão, o que se espera de cada um para se atingir o futuro proposto, delegação, gerada pela adição de competências.
Visão e missão são fatores importantíssimos para se criar um empreendimento de sucesso, mas a delegação via adição de competências, motor gerador de resultados, é a palavra chave.
Adicionar competências deixa claro o entendimento de que “a maior parte das criações humanas é obra não de gênios isolados, mas de grupos e comunidades”, como diz Domenico de Masi em seu livro Criatividade e grupos criativos.
De nada adianta ser mais um no mercado, a cada dia mais e mais empresas concorrentes surgem. A empresa precisa se organizar para com lucratividade poder se reinventar , caso contrário , tomando emprestado uma frase de Antonio Caraco de seu livro Breviário del Caos , “ nosso destino é continuar a nos multiplicar , unicamente para morrermos em grande número “.
Quem estuda o mercado já percebeu que de tempos em tempos crises afetam determinados segmentos e com isto muitas empresas não sobrevivem.
As empresas que resistirão serão exatamente as que evoluírem , se organizarem, tornarem-se lucrativas , que se reinventarem de modo que saírem fortalecidas , pois terão um espaço maior no mercado, deixados pelas empresas que desaparecerão.
Uma empresa não é centenária por acaso. Uma empresa centenária passou pelas mãos de três ou quatro gerações e de uma coisa pode-se ter absoluta certeza : A visão , a missão , foram divulgadas de tal modo que a adição de competências tornou-se um grande atributo .
Colocar a empresa nas mãos de um gestor ou de gestores é uma coisa, colocar em suas mãos a visão e a missão que estabeleceu e criou o empreendimento é uma questão de sabedoria. A sabedoria que permite acreditar nas pessoas, escolher os colaboradores , deixa-los trabalhar, evitar atrapalha-los, reconhecer que muitas pessoas desempenham tarefas melhor que nós , estabelecendo um modelo de gestão.
“A perpetuação de resultados positivos é conseqüência da “Delegação para adição de competências”, que é um modelo de gestão, pois como diz Domenico de Masi:” grande parte das invenções humanas mais surpreendentes, do alfabeto ao Estado, dos veleiros às piadas, das festas ao arado, da tesoura à Magna carta, não possui um “alguém que as imaginou”, pois elas são frutos de progressivos ajustes e colaborações coletivas, seja nas suas criações, nas suas realizações, nos seus aperfeiçoamentos, na sua difusão, assim como na sua aplicação.

Ivan Postigo é Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP. Autor do livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas e diretor da Postigo Consultoria de Gestão Empresarial - Fones (11) 4526 1197 / ( 11 ) 9645 4652
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