A Extinção dos Vendedores
Por Eduardo Leão Drumond Oliveira
22/06/2010

Tenho escutado algumas opiniões que dizem que a profissão de vendedor está em extinção, concordo plenamente, mas não pelo motivo apresentado por alguns profissionais da área, que definem como grande “predador” o crescimento do comércio eletrônico, mas sim pelo fato que os vendedores estão em processo de mutação.

A verdade é que os vendedores estão passando por um processo de mudança que o mercado exige, onde o antigo vendedor será extinto e surgira uma classe superior que será conhecida como consultor.

A mutação do vendedor para o papel de consultor é de extrema necessidade, pois os consumidores não procuram mais apenas os preços competitivos ou qualidade do produto, para auxiliar nessa busca existem várias ferramentas inclusive o comércio eletrônico, mas o consumidor exige que o consultor decida por ele, assuma a responsabilidade pela compra, direcione a melhor escolha para a solução das necessidades, enfim que seja a mina de soluções para o universo de dúvidas e inseguranças do consumidor e isso uma máquina não poderá fazer.

O profissional de vendas está em mutação, evoluindo para uma classe superior que se adequará as exigências de um novo mercado e quando uma classe “inferior” evolui naturalmente uma se extingue e nesse caso será o vendedor.

Não se preocupe, pois se você ainda se considera um vendedor terá tempo de iniciar o seu processo de mutação, passe a ter o foco do seu trabalho na solução das incertezas do consumidor, assuma a responsabilidade pela compra, sinta o prazer de ser o principal provedor de uma realização ou se preferir de um sonho.

O mercado exige um profissional diferente e isso significa que ele quer você mesmo, mas com uma mentalidade mutante, não seja igual, destaque-se, motive-se para motivar o consumidor a realizar suas necessidades com você.

Seja mutante, evolua e mantenha-se no topo.

Boas vendas.

Fonte: http://eduardoleao.com.br
Eduardo Leão Drumond Oliveira é mineiro, nascido e criado em Belo Horizonte MG. Sua experiência profissional vem da área comercial onde aprendeu a lutar pelos seus objetivos, subindo um degrau de cada vez para aprender ensinando.
Gosta de trocar experiências e defende uma postura de que todo aprendizado Deve Ser Compartilhado. É formado em Administração de Empresas pela Universidade FUMEC em Belo Horizonte e se identifica com Gestão de Pessoas.
É Gerente Regional de Operações em uma rede de franquias de escolas profissionalizantes nos estados de Minas Gerais, Goias, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Consultor especializado em atendimento ao cliente, produtividade em vendas e gestão de pessoas - ensineparaaprender@gmail.com