Faça uma apresentação limpa
Por Eduardo Leão Drumond Oliveira
22/06/2010

Nós enquanto gestores, vira e mexe, devemos desenvolver ou aplicar treinamentos para que nossas equipes se motivem ou aperfeiçoem suas técnicas. O problema é que a maioria dos facilitadores acham que quanto mais informações se coloca em uma apresentação melhor. Li esse artigo em uma revista e como o nosso objetivo é ensinar para aprender disponibilizo para vocês. Espero que ajude.

1° passo: Comece pelo Fim

Qual a conclusão que você gostaria de passar para a sua equipe? Pense e comece criando o último slide da apresentação.

2° passo: Use pouco texto

Seja mais direto com as suas idéias, não se preocupe com os detalhes, sons etc.
O slide ideal deve ter no máximo 10 palavras, pois você deverá desenvolver as idéias e não fazer com que os colaboradores leiam as mesmas.

3 ° Passo: Só use bullets quando necessário

Só use os bullets quando necessário. Devemos usar apenas quando em um slide inicial da apresentação ou algum tema, precisamos enumerar as idéias que serão desenvolvidas.

4° Passo Apenas uma ideia por slide

Coloque apenas uma idéia por slide, não misture as informações ou gráfico em um único slide, se necessário divida a sua apresentação em vários slides.

5° Passo – Use apenas duas Fontes

Use apenas dois tipos de fontes em suas apresentações uma para os títulos e outra para o texto.De preferência Arial e Tahoma. Deixe a sua apresentação mais profissional.

6° Passo – Nada de letras pequenas

Por favor evite de usar fontes menores que 28 pontos. O menor tamanho aceitável é 24. O uso de fontes pequenas prejudica e muito a sua apresentação, pois o foco do seu público será tentar ler o que escreveu e não em que está expondo.

7° Passo – Mostre o que é importante

Enfatize o que é importante, ao inserir um gráfico, destaque a informação mais importante no próprio slide com marcações por setas e até mudança de cor da coluna(caso gráfico de coluna). Não faça isso com laser pointer, antena, régua, etc.

8° Passo – Gráfico certo

Escolha o gráfico certo, se optar pelo gráfico de pizza prefira a versão 2D pois a 3D distorce as porcentagens. Se você optar pelo gráfico de barrinhas, coloque apenas duas cores.

9° Passo – Releia antes de apresentar

Após terminar a sua apresentação, releia os slides aplicando a regra dos 3 segundos, onde cada slide deve ser compreendido em no máximo 3 segundos. Caso a compreensão não aconteça, reveja os slides, pode está colocando informações demais.

10° Passo – Não leia o que está escrito

Por favor, nunca cometa o pecado de ler o que se escreveu no slide, partindo de um principio que os seus colaboradores sabem ler, prepare-se antes da apresentação e exponha as sua idéias com firmeza e clareza para não ser ignorado.
Prepare-se bem e dê um show na sua apresentação.

Fonte: http://eduardoleao.com.br
Eduardo Leão Drumond Oliveira é mineiro, nascido e criado em Belo Horizonte MG. Sua experiência profissional vem da área comercial onde aprendeu a lutar pelos seus objetivos, subindo um degrau de cada vez para aprender ensinando.
Gosta de trocar experiências e defende uma postura de que todo aprendizado Deve Ser Compartilhado. É formado em Administração de Empresas pela Universidade FUMEC em Belo Horizonte e se identifica com Gestão de Pessoas.
É Gerente Regional de Operações em uma rede de franquias de escolas profissionalizantes nos estados de Minas Gerais, Goias, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Consultor especializado em atendimento ao cliente, produtividade em vendas e gestão de pessoas - ensineparaaprender@gmail.com