Liderança e dedicação
Por Eduardo Leão Drumond Oliveira
22/06/2010

Ensinar para aprender, um bom caminho a se seguir para quem busca se tornar um líder de valor. Já trabalhei com muitas pessoas que se diziam lideres, mas quando na verdade eram chefes que confundiam o poder com liderança, pensando no seu crescimento a qualquer custo esquecendo que os seus subordinados são a peça chave para o sucesso. Na minha curta vida profissional, tive e tenho a oportunidade de trabalhar com pessoas que possuem uma liderança tão forte que elas não percebem que as têm, como?……..Estão preocupadas demais em desenvolver as pessoas ao seu lado, estão preocupadas demais em fazer o que tem que ser feito em pró da empresa que trabalha, enfim, estão preocupadas demais em liderar suas equipes.

Ser líder não significa ter poder ou status, e sim se tornar referência para a vida de alguém. Não estou querendo dizer que para ser um líder, devemos esquecer-nos do nosso próprio desenvolvimento, mas sim que o desenvolvimento das pessoas que estão ao seu lado faz parte do processo de formação de um grande líder.

Algumas pessoas podem erroneamente afirmar que se tornaram líderes sem se preocupar com as pessoas ao seu redor, mas não se esqueça que se atingiu o sucesso desejado, algum grande líder se sacrificou por você, na sua formação.

Trabalhar em uma empresa que não é nossa e se formar líder dentro dela é fácil, …não,não,não é! Pois precisamos ter disciplina suficiente para desenvolver nosso “Olhar de dono”, se doando ao máximo pela organização que fazemos parte, nos doando ao máximo pelas pessoas que estão ao nosso redor, entregando às pessoas o que realmente precisam e não o que acham que precisam e até tomar decisões de âmbito pessoal, desligando um colaborador quando ele possui uma oportunidade mais atrativa de desenvolvimento profissional quando ele gostaria não crescer.

Quando encontramos pessoas em nossas vidas que conseguiram desenvolver o “Olhar de dono” , temos que valorizar e aprender o máximo que pudermos enquanto estão ao nosso lado, não perca a oportunidade de aprender com os diversos estilos de liderança que aparecem em seu caminho, não menospreze conhecimentos, enfim, aprenda para ensina e ensine para aprender.

Este post gostaria de dedicar a uma colaboradora, ou melhor, líder que está seguindo o seu caminho em busca de novos desafios, Aracelli Drumond, tenha muito sucesso e não esqueça, “Ensine para aprender” e não deixe de treinar seu “Olhar de dono”, parabéns e boa sorte.

Fonte: http://eduardoleao.com.br
Eduardo Leão Drumond Oliveira é mineiro, nascido e criado em Belo Horizonte MG. Sua experiência profissional vem da área comercial onde aprendeu a lutar pelos seus objetivos, subindo um degrau de cada vez para aprender ensinando.
Gosta de trocar experiências e defende uma postura de que todo aprendizado Deve Ser Compartilhado. É formado em Administração de Empresas pela Universidade FUMEC em Belo Horizonte e se identifica com Gestão de Pessoas.
É Gerente Regional de Operações em uma rede de franquias de escolas profissionalizantes nos estados de Minas Gerais, Goias, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Consultor especializado em atendimento ao cliente, produtividade em vendas e gestão de pessoas - ensineparaaprender@gmail.com