Marketing para as P.M.E.
Por Danilo Lali
04/12/2009

Tenho me especializado em criar ações corretivas e planos de marketing estratégico para pequenas e médias empresas. São mudanças necessárias para garantir, além de uma visibilidade melhor, uma nova postura e um novo comportamento diante de um mercado cada vez mais competitivo.

Quando analiso pequenas empresas, aquelas que realmente têm seus orçamentos limitadíssimos, vejo que a grande maioria não se importa com o contexto do negócio que dirige, suas grandes preocupações na maioria das vezes, está relacionado somente ao lucro, ou melhor, às vendas. É um grande erro, atualmente as micros e pequenas empresas já começam a se preocupar o "tal" marketing. Palavra essa que para muitos, acham que é simples fazer marketing.

Ao visitar um cliente no mês de Novembro, me deparei com uma situação que, no mínimo é muito engraçada, se não fosse triste. O negócio dele vai de mal a pior, mas a falta de conhecimento e a falta de humildade era muito maior. A pessoa que me indicou ele, me explicou que ele é uma pessoa realmente difícil, e com muito custo consegui uma reunião. Nessa reunião, conturbada por sinal, ouvi o famoso jargão "Eu mesmo faço o marketing, afinal, qualquer um faz marketing". Nessa situação, e com muita postura, deixei o meu cartão e algumas das idéias do que iríamos trabalhar se contrata-se meus serviços.

Muitas pessoas acham que fazem marketing com a eficiência que deve ser feito, acontece que o que essas pessoas fazem, são o mesmo que seus concorrentes, isso não os diferencia deles, quando que o marketing mesmo, é feito através de uma análise de inúmeros fatores. Uma estratégia de marketing é única, pois cada empresa tem um foco, cada uma delas se encontra em uma posição diferente do mercado, elas têm recursos diferentes e o principal, tem gestores e diretorias diferentes.

Acredite, sua empresa também pode ter uma estratégia de marketing bem definida. Por um preço bem mais baixo do que se possa imaginar. Consultoria de qualidade por um preço acessível.

Danilo Lali é Pós Graduado em Competitividade Empresarial e com Formação em Marketing, presta serviço de Consultoria em Marketing para pequenas e médias empresas, além de promover cursos, palestras e treinamentos. http://lali-consultoria.blogspot.com