Fale Conosco Política de Privacidade
   

 

Marketing Pessoal - A Magia de ser o que se é

Por Maria do Rosário Martins da Silva

02/05/2006

Que o Marketing Pessoal é tudo que alguém precisa ter e fazer, é verdade. Porém, em busca de projetar-se no mercado do ‘”VOCÊ S.A.”, muitas pessoas têm distorcido o verdadeiro sentido de “fazer-se” conhecido e ascender sua carreira de forma a deixar sua marca registrada. Para isso, não poupam esforços em maquiar um estilo que não é seu, fingindo ser o bom em tudo, contando mentiras e faltando com a ética somente para tirar proveito das pessoas que o poderão auxiliar. São capazes de virar verdadeiros “carrapatos” sugando o sangue das pessoas em seu benefício. “A imagem é tudo”, essa é uma das máximas do marketing. E para que possamos elevar nosso conceito e marcarmos presença, precisamos cuidar do Marketing Pessoal, sim, porém, é necessário entender o que é e como fazê-lo de forma eficaz. O conceito de Marketing é definido como “o conjunto de ações que visam promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço,”, de acordo com Phillip Kotler Então poderemos entender que o Marketing Pessoal é todo o conjunto de ações que deverão ser tomadas para projetar e fortalecer a você mesmo. Deixar seu nome na lembrança das pessoas, marcar presença em todos os lugares por onde passar e fazer com que as pessoas se sintam felizes e honrados em conhecer você. Porém, primeiramente, a auto-imagem deve estar bem forte, ou seja, conhecer-se, amar-se e respeitar seus limites, não exigindo ser mais do que se é, mas procurando aprimorar seus pontos fortes e eliminar aqueles que podem atrapalhar o seu sucesso pessoal e profissional. Cuidar da sua comunicação e apresentação pessoal é o próximo passo. Ler muito, estar bem informado sobre todos os assuntos, ter uma aparência legal de se ver (uma boa imagem pode causar um grande impacto em um primeiro contato), sem ser exagerado ou falso. Ninguém gosta de pessoas mal-humoradas, desleixadas, que ficam reclamando de tudo e de todos, portanto, mantenha um sorriso amigo e sincero ao encontrar alguém, cumprimente as pessoas e saiba chegar e sair com elegância de todos os lugares por onde passar. Ah, não se esqueça, deixe sempre a porta aberta, ou seja, marque presença! Quando assumir um compromisso com alguém, seja pontual, telefone se for se atrasar ou peça desculpas e explique o motivo de seu atraso. Trate todos com respeito, saiba ouvir e falar no tempo certo. Não seja inconveniente fazendo discursos nos ouvidos das pessoas. Quando alguém lhe ajudar, saiba agradecer, telefonando ou presenteando. Seja justo com as pessoas, pois elas investiram um tempo em você. Circule nos meios sociais, profissionais e conheça muitas pessoas, estando sempre aberto a novos relacionamentos, ou seja, aumente seu “network”, e cuide de suas relações todos os dias. Aprenda com as pessoas e passe para elas sua experiência e conhecimento. Existem mais uma centena de conceitos e maneiras de fazer o marketing pessoal, mas o mais importante é deixar de lado a preguiça e investir em você mesmo, através do conhecimento, estudo, e diversão. Sentir-se bem consigo mesmo, ter algo para oferecer e não perder de vista o sentido de sua vida, todos os dias ao acordar. Olhe-se no espelho, cuide-se e não se esqueça de que a cada manhã o Criador nos dá de presente uma folha em branco, para escrevermos nossa vida. Portanto, escreva sua história de sucesso, e não queira ser apenas uma embalagem dessas que são lindas por fora, mas quando abrimos, o produto é ruim, falso e nunca mais vamos querer comprar. Não perca nunca de vista a magia de ser o que você realmente é! Então, mãos à obra. Sorria, cuide-se, marque sua presença, cresça e apareça!


Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com




Notícias sobre propaganda e Marketing? Acesse o Portal do Marketing.net