Metas para a Prosperidade
Por Evaldo Costa
15/01/2010

Você guia a vida ou é guiado por ela? É melhor comandar a vida ou ser comandado? Você toma as rédeas da vida à medida que traça e cumpre metas dignas para viver em abundância?

Mas, como fazer para cumprir as metas com o menor desperdício possível de energia? O que não faltam são dicas de como ser bem sucedido no alcance de objetivos. Superá-los com eficácia é como abrir um cofre de combinações múltiplas. Você precisa escolher os números corretos, conhecer a combinação perfeita, saber o número de giros e a sequência correta. Existem milhares de combinações possíveis, e se você está ciente das configurações, mas não da seqüência, o seu esforço vai revelar-se inútil.

Você precisa descobrir a combinação que abre o cofre para ter acesso ao mapa do sucesso. Só assim poderá chegar ao caminho da mina. Lá dentro estará o seu plano com as metas delineadas. Cada item do seu plano de metas será uma parte da combinação que deverá totalizar o número de itens listados. Portanto, se você anotou dez itens como meta, divididos em três áreas de sua vida (como por exemplo, profissional, pessoal e espiritual) terá uma combinação envolvendo três elementos com dez possibilidades cada.

Encontrar a combinação certa significa ter acesso ao mapa do sucesso. Também precisamos saber que nem todos os objetivos são iguais, mas todos os objetivos contêm os mesmos elementos fundamentais: conhecimento, desejo e perseverança. Precisamos adquirir essas habilidades para superar as nossas metas e triunfar, pois ninguém nasce com todos os talentos para atingir os objetivos da vida.

É bom saber que o sucesso é a capacidade, em primeiro lugar, de reconhecer as oportunidades. Em segundo lugar, para formar planos e estratégias para alcançar as oportunidades e, em terceiro, desenvolver as habilidades necessárias para executar as estratégias.

E tudo isso é fruto da confiança e do bom hábito no processo de focar e alcançar objetivos ousados visando à construção de uma vida melhor. É como disse o ilustre Fernando Veríssimo: “Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

Evaldo Costa é Escritor, Consultor, Conferencista e Professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”