O que é Planejamento Estratégico

Por Sergio Lopes de Souza Junior

25/11/2009



Análise Estratégica
Esta atividade pode incluir a realização de algum tipo de varredura, ou revisão, de meio ambiente da organização (por exemplo, da organização política, social, econômico e técnico). Planejadores de considerar cuidadosamente várias forças motrizes no ambiente, por exemplo, aumentar a concorrência, mudanças demográficas, planejadores etc. também olhar para os vários pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças (um acrônimo para esta atividade é SWOT) sobre a organização.
(Algumas pessoas tomam este largo olhar em volta depois de terem identificado ou atualizou sua declaração de missão, visão, declaração de valores, etc. Estas declarações são descritas resumidamente a seguir. Outras pessoas conduzir a análise antes de rever as declarações.)
(Note que, no passado, as organizações geralmente se refere à frase "planejamento de longo prazo". Mais recentemente, os planejadores do uso da expressão "planejamento estratégico". Essa nova frase serve para captar o estratégico (global, pensativo, bem colocado) natureza deste tipo de planejamento.)

Definir Direção Estratégica
Planejar cuidadosamente para as conclusões sobre o que a organização deve fazer, como resultado das grandes questões e oportunidades que enfrentam a organização. Estas conclusões que incluem realizações global (ou objetivos estratégicos), a organização deve alcançar, e os métodos globais (ou estratégias) para atingir as realizações. Os objetivos devem ser concebida e formulada, tanto quanto possível ser específicos, mensuráveis, aceitáveis para aqueles que trabalham para atingir as metas, realista, oportuna, ampliando as capacidades das pessoas que trabalham para atingir as metas, e gratificante para eles, também. (Acrônimo para esses critérios são "mais inteligentes".)
Em algum momento no processo de planejamento estratégico (por vezes na atividade de fixação da orientação estratégica), os planejadores geralmente identificar ou atualizar o que poderia ser chamado de filosofia estratégica ". Isto inclui a identificação ou atualização de missão da organização, visão e / ou declarações de valores. As declarações de missão são breves descrições por escrito da finalidade da organização. As declarações de missão na natureza variam muito em breve bastante abrangente, inclusive com uma declaração de propósito específico que faz parte da missão global. Muitas pessoas consideram a declaração de valores e declaração de visão para fazer parte da declaração de missão. Novas empresas (com fins lucrativos ou sem fins lucrativos), muitas vezes trabalhar com uma agência estadual para registrar formalmente seu novo negócio, por exemplo, como uma corporação, associação, etc. Este registro inclui geralmente uma declaração de missão em sua Carta (Constituição ou, artigos de incorporação, etc.)
Parece que as declarações de visão e os valores estão cada vez mais utilizado. As declarações de visão são geralmente uma descrição convincente de como a organização vai ou deveria funcionar em algum momento no futuro e de como os clientes ou clientes se beneficiam dos produtos da organização e serviços. Declarações de valores da lista das prioridades globais em como a organização irá operar. Algumas pessoas o foco da declaração de valores sobre os valores morais. Os valores morais são valores que sugerem prioridades globais em como as pessoas devem agir no mundo, por exemplo, a integridade, honestidade, respeito, etc Outras pessoas incluem valores operacionais que possam sugerir prioridades gerais para a organização, por exemplo, para expandir participação no mercado, aumentar eficiência, etc (Algumas pessoas diriam que estes valores operacionais são realmente os objetivos estratégicos. Não fique preso a redação agora.)

Planejamento de Ações
O planejamento de ações, que é cuidadosamente a forma como os objetivo estratégicos será realizado. O planejamento de ações, muitas vezes inclui objetivos especificando, ou resultados específicos, com cada objetivo estratégico. Portanto, atingir um objetivo estratégico normalmente envolve realizar um conjunto de objetivos ao longo do caminho - nesse sentido, um objetivo ainda é uma meta, mas em menor escala.
Muitas vezes, cada objetivo é associado com uma tática, que é um dos métodos necessários para atingir um objetivo. Portanto, a implementação de uma estratégia tipicamente envolve a implementação de um conjunto de táticas ao longo do caminho nesse sentido, uma tática é ainda uma estratégia, mas em menor escala.
O planejamento de ações também inclui a especificação das responsabilidades e prazos com cada objetivo, ou que precisa de fazer o que e quando. Ele também deve incluir métodos para monitorar e avaliar o plano, que inclui saber como a organização vai saber quem fez o quê e quando.
É comum para desenvolver um plano anual (algumas vezes chamado o plano operacional ou de plano de gestão), que inclui os objetivos estratégicos, estratégias, objetivos, responsabilidades e prazos que devem ser feitas no próximo ano. Muitas vezes, as organizações desenvolvem planos para cada função principal, divisão de departamento, etc, e chamar esses planos de trabalho.
Normalmente, os orçamentos estão incluídos no plano estratégico e anual, e com planos de trabalho. Orçamentos especificar o dinheiro necessário para os recursos que são necessários para implementar o plano anual. Orçamentos também mostram como o dinheiro será gasto, por exemplo, de recursos humanos, equipamentos, materiais, etc
(Nota: existem vários tipos de orçamentos. Orçamentos operacionais são geralmente associados com orçamentos grandes atividades durante o próximo ano. Orçamentos do projeto estão associados a grandes projetos, por exemplo, a construção de um edifício, o desenvolvimento de um novo programa ou linha de produtos, etc Cash orçamentos retratam onde o dinheiro será gasto durante algum curto prazo, por exemplo, durante os próximos três meses (isto é muito útil para saber se você pode pagar contas que devem ser pagos em breve. orçamentos de capital estão associadas à exploração de algum recurso principal, Por exemplo, uma construção, automóveis, móveis, computadores, etc
 


Sergio Lopes de Souza Junior é Especialista em projetos EPC e automação de projetos de engenharia. Administrador de CAD/CAE Administrador de Sistemas de Materiais Oracle Certified OCA OCP Oracle BI Microsoft MCSE Consultor Técnico http://sites.google.com/site/engenhariaprojetoseconstrucao/ oracle.dba.consulting@gmail.com




 

O portal do Marketing respeita seus visitantes e usuários. Leia aqui a Política de Privacidade