Porque programas motivacionais não dão certo?
Por Wagner Campos
21/06/2010

Eventualmente algumas empresas realizam palestras ou treinamentos motivacionais “enlatados” para seus colaboradores, com o intuito de manter ou melhorar a sinergia entre as equipes e evitar a desmotivação das mesmas.
O que muitas delas não compreendem, no entanto, é que não basta um treinamento ou palestra durante o ano para manter a motivação, comprometimento, sinergia e realização dos colaboradores. As empresas devem desenvolver um programa motivacional completo para ser aplicado durante o ano todo.
A motivação é uma das mais importantes ferramentas estratégicas pois contribui para a criação do diferencial competitivo e faz com que seus resultados contribuam para a melhoria do clima organizacional.
Os gestores organizacionais precisam estar atentos aos fatos que podem contribuir para a ineficiência dos programas motivacionais desenvolvidos. É necessário observar e compreender que é a somatória de fatores e estratégias que fornecem subsídios para o sucesso dos programas.
E quais são as razões que levam muitas vezes ao fracasso dos programas motivacionais desenvolvidos pelas empresas? Veja abaixo:
- O ambiente organizacional não é atrativo e não entusiasma seus funcionários. Muitas vezes proporciona estresses causados por ações individuais e não pelo trabalho;
- O local de trabalho é visto apenas como um local de troca, ou seja: tempo trabalhado x dinheiro recebido;
- A gestão da empresa não faz a menor idéia da importância de incentivar seus funcionários;
- Muitas vezes os gestores acreditam que seus subordinados podem ser substituídos a qualquer momento, por qualquer razão, sem demonstrar interesse em desenvolvê-los ou compreendê-los;
- A empresa não realiza pesquisa seu clima organizacional e desta forma não tem uma visão real de sua situação ambiental;
- Faltam ferramentas que desenvolvam as competências de suas equipes;
- Há ausência de preocupação com segurança e bem-estar dos colaboradores;
- Faltam programas de treinamentos e reciclagem de suas equipes;
Desenvolver um programa motivacional consistente é uma tarefa muito importante para qualquer empresa. Pode ser realizado de forma simples ou complexa, dependendo da amplitude desejada.
Não basta então oferecer uma palestra ou treinamento para se obter resultados a médio e longo prazo. As palestras e treinamentos devem ser utilizados como sustentação do projeto e não para remediar a ausência de um.
Um programa motivacional deve ser desenvolvido com muita atenção e dedicação, atendendo a vários quesitos e não deixando de considerar em sua estrutura os treinamentos que deverão ser oferecidos, incentivos, palestras, análise de clima organizacional, reconhecimento dos colaboradores e transparência.

Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de 12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma, Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato: wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19) 3702.2094 – 98128.6818.