Responsabilidade Empresarial

Por Edson Teixeira

18/11/2009



Durante a história da humanidade, a Igreja esteve á frente dos interesses e tomada de decisões importantes para o futuro da civilização, mais do que o próprio Estado. Hoje quem possui esse poder é a Empresa, e por conta disso, ganha a responsabilidade de comandar a resolução de questões que envolvem o futuro da sociedade, já que são elas as maiores responsáveis pelo surgimento dos problemas que comprometem a natureza e sobrevivência humana.
Empresas projetadas para um futuro de prosperidade têm a oportunidade de investirem em consciência, treinamento e desenvolvimento da mais apaixonante das revoluções ligadas a empresa, a valorização dos três pilares da sustentabilidade e a união de interesses organizacionais com os interesses do Planeta Terra.
A conscientização começa quando o Homem puder enxergar que “o Planeta não é uma herança dos Pais, e sim um empréstimo feito pelos filhos”. Temos que ter a consciência de que temos que construir cada vez mais organizações transparentes com seus resultados, informando com veracidade sua situação, seja ela de sucesso ou de problemas, mas o que se destaca no mercado são comprometimento e seriedade. Não importa mais o que venhamos á fazer, ou os bons resultados, já que o PIB mede o desenvolvimento do país em questões de crescimento econômico, consumo e produção. Já parou pra pensar quanto evoluímos em questões ambientais ou sociais nos últimos tempos? Até porque não temos um índice que possa medir esse desenvolvimento. O que difere a partir desse momento para uma população que busca novos caminhos e partida para um mundo melhor e não pior, é o relacionamento com empresas que pretendem permanecer de pé por longos anos e ter a responsabilidade de fazer sempre o melhor possível se preocupando com bem da sociedade, não produzindo, lucrando e destruindo desgovernadamente. É claro que não somos culpados pela fome, mas nos tornamos culpados se não fazemos nada para melhorar. Essa é a responsabilidade atual das organizações, a qual possui poderes comparados ao Clero.


Edson Teixeira atua no Planejamento Comercial da Tecnisa S.A.




 

O portal do Marketing respeita seus visitantes e usuários. Leia aqui a Política de Privacidade